O FC Porto pode igualar, este sábado, o Sporting em número de pontos na tabela classificativa se vencer na deslocação ao reduto do Famalicão, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Após a segunda derrota consecutiva dos leões no campeonato, os dragões têm a oportunidade de recuperaram, na totalidade, a desvantagem pontual face ao rival que vai liderando o campeonato.
Os dragões atém têm sido felizes nas últimas visitas a Vila Nova de Famalicão, uma vez que venceram os últimos cinco jogos.
Para além disso, o conjunto famalicense, atualmente colocado no oitavo posto da tabela classificativa, enfrenta uma fase negativa da época, depois da saída de Armando Evangelista do comando técnico, ficando Ricardo Silva como treinador interino.
O pontapé de saída na partida entre Famalicão e FC Porto está agendado para as 20h30 deste domingo, num encontro que vai ser arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora.
Treinadores em discurso direto
Ricardo Silva
Garantia aos adeptos: "Aquilo que podem contar seguramente é que vamos ter um Famalicão dentro de campo que tem uma ideia do que quer fazer no jogo, que vai pô-lo em prática, porque já o fez durante a semana e muito bem. E vai ser um Famalicão esclarecido que vai estar dentro de campo pronto para competir pelo jogo".
Eliminação na Taça ainda pesa: "Que desfecho vamos ter, não sabemos, mas acreditamos que os jogadores, face às respostas que deram esta semana, vão ser capazes de encarar este jogo e de chegar ao final satisfeitos, acima de tudo, com eles mesmos, porque trabalharam como uma equipa".
Vítor Bruno
Igualar Sporting pode ser ponto de viragem?: "É importante por ser o próximo e por ser amanhã. Os últimos quatro jogos foram não bem sucedidos, mas em todos eles a história do jogo foi diferente. O último jogo que perdemos verdadeiramente foi com o Benfica, há que assumi-lo. Os outros três não me parece que tenha sido esse o caso".
Campeonato em aberto até ao fim: "Não vi o jogo ontem, não sei que tipo de manifestação houve. Obviamente que nos diz alguma coisa, é um adversário direto a perder pontos, mas não é isso que nos guia nem que nos move. Se fizermos um exercício, 10 em 18 clubes do campeonato já mudaram de treinador. Isso não ajuda a que as equipas possam crescer, que possam aumentar os pilares de uma ideia que possa conduzir um treinador. Na minha opinião, não ajuda a que as equipas possam bater-se de igual para igual com outras que possam estar acima. O campeonato não se vai decidir no confronto entre grandes, o ano passado diz-nos isso e por isso todo o cuidado é pouco. Amanhã vamos encontrar uma equipa forte. O que se passa com o Sporting já nos tocou a nós e agora queremos entrar num ciclo vitorioso, dar a volta e conseguir três pontos para o nosso lado que são muito importantes".
Últimos resultados
Famalicão: DDEVD
FC Porto: VEDDD
Últimos onzes
Famalicão: Ivan Zlobin, Lucas Calegari, Enea Mihaj, Riccieli, Rafa Soares, Mirko Topić, Zaydou Youssouf, Rochinha, Gustavo Sá, Gil Dias, Óscar Aranda
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Nico González, Pepê, Fábio Vieira, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa
Ausentes
Famalicão: Sorriso (lesionado)
FC Porto: Marcano (em dúvida), João Mário (lesionado)
Leia Também: Problemas na defesa do FC Porto aumentam com nova lesão