A derrota na quinta jornada da fase de liga da 'Champions', contra o Arsenal (5-1), em Alvalade, deixou marcas nos 'leões', já que, dias depois, foram derrotados em casa pelo Santa Clara (0-1), falhando a inédita oportunidade de começar uma edição da I Liga portuguesa com 12 triunfos seguidos.
Seguiu-se novo desaire em Moreira de Cónegos, na quinta-feira, ante o Moreirense (2-1), para a I Liga, com a equipa de João Pereira, que lidera em Portugal, com mais dois pontos do que o Benfica (menos um jogo), e na 'Champions' segue no 10.º posto, com 10 pontos, juntamente com mais seis conjuntos.
No frio de Bruges, a partir das 20:00 (em Lisboa), os 'verdes e brancos' vão medir forças com o atual segundo colocado da liga belga e que 'respira' confiança, fruto de oito vitórias para todas as provas nos últimos 10 jogos, a última conseguida nos descontos, no sábado, embora na 'Champions' esteja atrás do campeão português, no 22.º lugar, com sete pontos.
Privado de Eduardo Quaresma, Nuno Santos e Pedro Gonçalves, todos a recuperarem de lesão, o técnico João Pereira não deverá ainda contar com Daniel Bragança, que saiu lesionado do jogo contra os 'cónegos'.
Na quarta-feira, à mesma hora, entra em campo o Benfica, que desde que perdeu pela margem mínima em Munique, contra o Bayern, só sabe vencer - bateu FC Porto (4-1), Estrela da Amadora (7-0), Mónaco (3-2), Arouca (2-0) e Vitória de Guimarães (1-0).
Ao contrário do rival Sporting, os 'encarnados' dispõem de uma boa oportunidade para imperar na receção ao conjunto transalpino, desfalcado do ponta de lança Riccardo Orsolini, que regista esta temporada sete golos e uma assistência em 18 desafios oficiais.
Pela frente, terá um oponente que alcançou dois triunfos nos últimos três jogos em Itália: Venezia (3-0), Monza (4-0), para a Taça, e Juventus (2-2), no sábado, sendo que desperdiçou uma vantagem de dois golos já perto do final.
O Liverpool, líder em Inglaterra e na 'Champions', é a única equipa só com triunfos no novo formato da competição, e desloca-se ao reduto do Girona, que soma apenas três pontos e ainda ambiciona chegar a um lugar nos play-offs.
O perseguidor Inter Milão, segundo colocado, a dois pontos dos 'reds, tem missão difícil no campo dos germânicos do Bayer Leverkusen, assim como o campeão em título Real Madrid, detentor de 15 'champions' e que tem desiludido, na deslocação a Bérgamo, onde a Atalanta vai, pelo menos, manter a ficha limpa no que a derrotas diz respeito.
À semelhança dos 'merengues', os gauleses do Paris Saint-Germain, de Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, têm fracasso na competição de clubes mais importante da UEFA e empataram os últimos dois jogos em França, porém, na vista a Salzburgo podem voltar a serem felizes.
Por sua vez, na quarta-feira, o AC Milan, de Paulo Fonseca e Rafael Leão, vai procurar manter o bom momento na receção aos sérvios do Estrela Vermelha, depois de três triunfos seguidos na fase de liga.
No mesmo dia, há dois encontros de 'cartaz' da ronda seis: Juventus-Manchester City e Borussia Dortmund-FC Barcelona.
Os 'citizens', de Ruben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, colocaram um ponto final na série de seis derrotas e um empate para todas as competições, a meio da semana, para a Premier League, diante no Nottingham Forest (3-0), mas no sábado empataram com o Cystal Palace (2-2).
Em Turim, o tetracampeão inglês vai tentar voltar aos triunfos contra uma 'Juve', de Francisco Conceição, que somou um desaire e dois empates nos últimos três jogos na 'Champions'.
O vice-campeão da 'Champions' Dortmund, terceiro posicionado, é o anfitrião do líder espanhol, quarto, com os mesmos 12 pontos, pelo que a luta se perspetiva intensa, com os 'olhos' postos na liderança e em eventuais 'escorregadelas' de Liverpool e Inter.