Fernando Pimenta recorreu, na tarde de segunda-feira, às redes sociais para reagir ao anúncio de Telma Monteiro, judoca portuguesa que colocou um ponto final na carreira de atleta após 24 anos a competir. Num longo texto, o canoísta português destaca os feitos da colega olímpica e deixou um agradecimento.
"Hoje acordei e vi as notícias em que davas como terminada a tua nobre, bonita e única carreira como Atleta de Alta Competição. Todos nós sabemos que as nossas carreiras um dia têm um fim. Tentamos muitos de nós adiar ao máximo para conquistar mais, para sentir a adrenalina das competições, para deixar os Portugueses orgulhosos das nossas conquistas e para uma "última conquista". É viciante, eu sei!", começou por escrever Fernando Pimenta, prosseguindo.
"Como todos, tiveste grandes Batalhas, grandes lutas em que numa grande maioria saíste a Vencer. Tiveste momentos e resultados menos bons que não apagaram o Teu Brilho, Garra e Ambição. Conquistaste mais do que é visível, mais do que medalhas. Conquistaste as pessoas, fizeste mostrar a muitos miúdos e graúdos que com trabalho tudo é possível. Resta-me agradecer-te como português, como amante do desporto, como colega de profissão e ainda como benfiquista! Jamais vamos esquecer a tua "NA VIDA COM GARRA"! Fica aqui o meu humilde e sincero tributo", concluiu o canoísta português, que também partilhou uma fotografia "após a nossa conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012".
A judoca, que chegou a ser líder do ranking mundial em 2015 na categoria -57 kg, foi a atleta mais medalhada da história dos Campeonatos da Europa da modalidade, competição que venceu por seis vezes. Em duas edições obteve o segundo lugar e em sete o terceiro.
Ao longo de 24 anos de carreira como judoca, Telma Monteiro conquistou 94 medalhas, desde os escalões jovens até à atualidade, e nas mais diversas competições, como Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix, Grand Slam e outras provas entre a elite mundial do judo.
Leia Também: O emotivo vídeo em que Telma Monteiro anuncia o fim da carreira