Sporting dá 'pontapé' na crise e João Pereira já ganha no campeonato

Leões precisaram de sofrer para chegarem ao primeiro triunfo do novo treinador na I Liga.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
14/12/2024 22:28 ‧ há 2 horas por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O Sporting recebeu e venceu o Boavista, por 3-2, este sábado, na 14.ª jornada da I Liga, naquela que é a primeira vitória do treinador João Pereira para o campeonato nacional desde que assumiu o comando técnico da equipa principal verde e branca, em virtude da saída de Ruben Amorim.

 

Os axadrezados conseguiram empatar o jogo por duas ocasiões, mas Francisco Trincão chegou ao bis e entregou aos leões um triunfo importante para a permanência na liderança.

Insistência foi anulada pela eficácia

Foi um Sporting muito ofensivo aquele que iniciou este jogo. Com as linhas muito subidas, aposta forte nas alas e troca de bola constante, os leões deixaram vários indicadores positivos, principalmente no primeiro quarto de hora, e houve de imediato a impressão de que esta era um clube de 'cara lavada' depois dos maus resultados que têm 'assombrado' o início de João Pereira.

Eduardo Quaresma e Morten Hjulmand jogaram com 'marcas de guerra' e se o olho negro do central se deveu a um lance do encontro com o Brugge, na passada terça-feira, o 'galo' do dinamarquês foi ganho logo no arranque do duelo com o Boavista, numa bola área disputada com Miguel Reisinho que obrigou, até, a que o médio português jogasse com uma ligadura na cabeça.

Eduardo Quaresma foi titular pelo Sporting... com um olho negro

Eduardo Quaresma foi titular pelo Sporting... com um olho negro

Central jogou de início diante do Boavista.

Notícias ao Minuto | 21:28 - 14/12/2024

Mazelas à parte, foi aos oito minutos que o Sporting fez a primeira ameaça. Viktor Gyokeres apareceu solto na área e com um ligeiro toque obrigou César a desviar por cima, naquela que foi a primeira de várias oportunidades seguidas dos homens da casa.

Pouco depois, Maxi Araújo caiu na área e pediu-se penálti em Alvalade. O uruguaio disputava o lance com Sebastián Pérez, mas Fábio Veríssimo não teve quaisquer dúvidas e mandou, de imediato, prosseguir o jogo.

Sporting ficou a pedir penálti neste lance, mas Veríssimo mandou seguir

Sporting ficou a pedir penálti neste lance, mas Veríssimo mandou seguir

Maxi Araújo caiu na área após disputar um lance com Sebastián Pérez.

Notícias ao Minuto | 21:14 - 14/12/2024

O Sporting ia jogando melhor, mostrando-se muito organizado, tranquilo e a falhar poucos passes antes da chegada ao último terço, tudo isto aliado a uma postura algo rematadora, como o comprovou uma nova oportunidade saída dos pés de Geny Catamo, aos 16', para nova defesa de César.

Maxi Araújo ia tentando tirar proveito do lado direito do Boavista, que ia apresentando algumas fragilidades, mas a criatividade em demasia ia 'tramando' o uruguaio na hora de finalizar.

Foi Gyokeres, o sujeito do costume, a abrir o ativo aos 23', finalmente. Pedro Gomes atrasou a bola para o guarda-redes mas o avançado sueco foi à procura de um 'presente de Natal antecipado' e recuperou a bola para fazer o 1-0.

Gyokeres 'desembrulha oferta' de Pedro Gomes e deixa o Sporting a ganhar

Gyokeres 'desembrulha oferta' de Pedro Gomes e deixa o Sporting a ganhar

Avançado sueco abriu o ativo em Alvalade ao minuto 23.

Notícias ao Minuto | 21:30 - 14/12/2024

No final de uma primeira parte dominada pelo Sporting chegou o inesperado golo do Boavista. Matheus Reis pecou por falta de pressão à direita e, na primeira jogada de perigo, os forasteiros foram felizes. Bozenik, sozinho na área cabeceou com tempo e espaço e empatou o jogo em cima do intervalo, marcando o seu primeiro golo esta época.

O leão voltou a mostrar as 'garras'

A equipa da casa iniciou o segundo tempo como o primeiro e foi rapidamente à primeira do golo. Este, desta vez, demorou menos tempo a aparecer, tendo saído dos pés de Francisco Trincão. Maxi cruzou rasteiro para a área e o extremo português, de primeira, atirou para o 2-1, aos 49'.

O jogo tornou-se mais dividido, ainda que o Boavista continuasse com dificuldades em criar perigo. No entanto, como a eficácia provou ser o forte dos axadrezados, bastou uma nova chegada à baliza para fazer estragos. Onyemachi tirou proveito de mais uma desatenção da defesa do Sporting e atirou forte para a baliza, com Franco Israel a ficar 'mal na fotografia'.

Natal chegou mais cedo, Israel? 'Frango' do uruguaio valeu novo empate

Natal chegou mais cedo, Israel? 'Frango' do uruguaio valeu novo empate

Guarda-redes não ficou nada bem na fotografia.

Notícias ao Minuto | 22:23 - 14/12/2024

O apoio que se fez ouvir em Alvalade levou até a que se esquecesse, durante uns minutos, que esta é uma equipa em crise e os aplausos das bancadas serviram para incentivar a equipa a chegar novamente à vantagem. Foi isso que aconteceu oito minutos depois, no bis de Trincão, aos 66’, que fechou o resultado em 3-2, tendo o Sporting de sofrer mais um pouco até ao final para que fosse possível garantir este triunfo.

Quem tem Trincão, tem golo. Avançado bisa e Sporting volta a sorrir

Quem tem Trincão, tem golo. Avançado bisa e Sporting volta a sorrir

Português marcou a passe de Gyokeres.

Notícias ao Minuto | 22:34 - 14/12/2024

O campeão nacional em título soma agora 36 pontos e reforça a liderança provisória. Já o Benfica, segundo classificado, tem 31 pontos e caso vença os dois próximos jogos (com o AVS, amanhã, e com o Nacional, no dia 19) continua a poder 'tomar de assalto' o primeiro lugar.

Onzes iniciais

Sporting: Franco Israel, Debast, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.

Suplentes: Kovacevic, Edwards, Harder, Fresneda, Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio, Miguel, Mauro Couto e Arreiol.

Boavista: César, Pedro Gomes, Filipe Ferreira, Rodrigo Abascal, Augusto Dabó, Salvador Agra, Joel Silva, Sebastián Pérez, Bruno Onyemaechi, Róbert Bozeník, Miguel Reisinho

Suplentes: Tomé, Ibrahima, Namora, Machado, Gonçalo Miguel, João Barros, Alex Marques, Tomás e Marco.

Antevisão

O Sporting já não ganha desde o dia 22 de novembro e o jogo com o Boavista, agendado para este sábado, às 20h30, é entendido pelos leões como a oportunidade perfeita para dar um 'pontapé na crise' e reconquistar os adeptos no Estádio José de Alvalade.

João Pereira tem tido um início de 'pesadelo' na equipa principal verde e branca, mas certo é que os axadrezados chegam a este encontro numa fase também algo conturbada, com apenas um triunfo nos últimos cinco jogos para o campeonato.

O Sporting, apesar deste mau momento, tem 33 pontos e continua líder à condição, aguardando pelo jogo em falta do Benfica com o Nacional, enquanto que o Boavista, com 11 pontos, é 14.º e continua muito perto da zona de despromoção.

Fábio Veríssimo, da AF Leiria, é o árbitro nomeado para ajuizar o encontro no Estádio José de Alvalade, cujo apito inicial está agendado para as 20h30. Poderá acompanhar todas as incidências desta partida, mais logo, no Desporto ao Minuto. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Playboy esgota com capa de campeã do mundo em patinagem de velocidade

Playboy

Playboy esgota com capa de campeã do mundo em patinagem de velocidade

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Uma última despedida. Mercedes dá oportunidade única a Hamilton

Fórmula 1

Uma última despedida. Mercedes dá oportunidade única a Hamilton

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas