Os minhotos precisam de conquistar apenas um ponto no confronto com os italianos -- entre o segundo e o terceiro classificados - para ficarem dispensados de disputar o play-off de acesso aos 'oitavos', independentemente dos resultados das equipas mais próximas.
O Vitória SC, que está a dois pontos da liderança, ocupada pelo Chelsea, é uma das três equipas invictas, em conjunto com a equipa dos internacionais portugueses Renato Veiga, Pedro Neto e João Félix e o Shamrock Rovers, sextos classificados, que se defrontam na última ronda.
Os vimaranenses dispõem de um ponto de vantagem sobre o trio composto por Fiorentina, Legia Varsóvia, treinado pelo português Gonçalo Feio, e Lugano e três sobre a primeira equipa fora da zona de apuramento direto, o Rapid Viena.
Se a formação treinada por Rui Borges ainda pode terminar abaixo dos oito primeiros colocados -- os únicos com via livre para a fase a eliminar -, também poderá manter-se na rota dos oitavos de final mesmo perdendo em casa com a Fiorentina, em função dos resultados dos perseguidores.
Com quatro vitórias e apenas um empate (1-1, com o Astana) na fase de liga, a caminhada dos minhotos na terceira competição europeia de clubes torna-se ainda mais impressionante se for contabilizada a fase de qualificação, na qual ganhou todos os seis encontros realizados.
O encontro de quinta-feira, com início às 20:00, opõe o sexto posicionado da I Liga e o quarto da Liga italiana, que conheceram sortes diferentes nos respetivos campeonatos: o Vitória de Guimarães empatou 2-2 com o Rio Ave, após ter estado a perder por 2-0, enquanto a Fiorentina perdeu por 1-0 em Bolonha.
O Panathinaikos, treinado pelo português Rui Vitória, recebe o Dínamo Minsk e procura melhorar o atual 18.º lugar, em zona de play-off, mas sem estatuto de cabeça de série, enquanto o Noah, 31.º, orientado pelo compatriota Rui Mota, defronta o TSC Backa Topola, na expectativa ténue de aceder à fase eliminatória.
Leia Também: "Os melhores". Vitória SC enaltece apoio dos adeptos em Vila do Conde
Leia Também: Eis o árbitro do jogo que pode confirmar apuramento histórico do Vitória
Leia Também: Tem 1 minuto? É quanto basta para ver o resumo do 'louco' Rio Ave-Vitória