Polémica sem fim: "Imane Khelif não é trans. Nasceu e cresceu mulher"

Presidente do COI desvaloriza os casos envolvendo, não só a argelina, como também Lin Yu-ting.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/12/2024 07:27 ‧ 18/12/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Paris'2024

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, concedeu uma extensa entrevista à edição desta quarta-feira do jornal espanhol Marca, na qual voltou a desvalorizar a polémica envolvendo a participação de Imane Khelif e Lin Yu-ting nos últimos Jogos Olímpicos.

 

As pugilistas argelina e taiwanesa sagraram-se campeãs, em Paris'2024, nas categorias de -66 kg e -57 kg, respetivamente, na sequência de uma caminhada marcada por dúvidas lançadas contra o facto de competirem na vertente feminina. Dúvidas essas que, assegura o dirigente, não têm fundamento.

"Foi uma pena que muita gente caísse na campanha de difamação iniciada a partir da Rússia, com notícias falsas e que, como disseram os investigadores franceses, só tinham o objetivo de difamar os Jogos Olímpicos, o Comité Olímpico e França", começou por afirmar.

"Comprovámos que houve muitas ações nos meios digitais que procediam da Federação de Boxe, a AIB, com um cidadão russo à frente, que expandiram essas 'fake news', nas quais as pessoas começaram a acreditar.

"Nenhuma federação pode excluir uma mulher da categoria feminina (...). A questão é que elas não são trans. Nasceram e cresceram como mulheres. Não tem nada a ver com transgéneros", rematou, de forma perentória.

Leia Também: Ciclista medalhado em Paris'2024 impedido de representar a Austrália

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liverpool

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

CATL

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas