Belenenses exalta "dia histórico" com fim de diferendo com antiga SAD

O presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, disse hoje à Lusa que o final do diferendo de uma década com a antiga SAD é "um dia histórico" para o emblema.

Notícia

© Os Belenenses

Lusa
23/12/2024 20:26 ‧ há 6 horas por Lusa

Desporto

Liga 3

um dia histórico para nós. O Belenenses pode seguir o seu caminho, independente. A nova sociedade desportiva compete na Liga 3 e criámos valor extraordinário para o clube. Fica também esse património no Belenenses, sendo certo que no acordo ficou também plasmado que todo o histórico e palmarés até 2018 pertence ao clube, era também um ponto importante", declarou.

 

Morais de Carvalho reagia ao acordo global, hoje anunciado, entre clube e antiga SAD quanto a direitos de titularidade, encerrando um diferendo de vários anos.

Reforçando que esta cisão já tinha ficado plasmada no seu essencial no acórdão de 2022 do Tribunal da Relação de Lisboa, o dirigente notou que este acordo permite agora fechar outros "cinco ou seis processos judiciais" que ainda decorriam em vários tribunais, clarificando "totalmente a situação para o futuro e sossegando as gerações vindouras do Belenenses".

Morais de Carvalho, de resto, lidera os destinos do Belém desde 2014, praticamente a década de litígio com a antiga SAD, depois de o clube perder a maioria do capital social em dezembro de 2012, uma "realidade tenebrosa".

"É um movimento único a nível mundial, e fica o simbolismo de uma vitória do associativismo. O Belenenses está livre para poder seguir o seu caminho, eventualmente transformar a SDUQ [Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas] numa SAD, e arranjar argumentos para chegarmos de novo à I Liga", afirmou.

Sobre a possibilidade de criar de novo uma SAD, esta "não pode ser descartada" pelo clube lisboeta, ainda que com "uma linha vermelha", a de nunca vender a maioria do capital social.

"O poder radica nas assembleias gerais de sócios, é essa a tradição em Portugal. Há forte movimento de investidores [em Portugal], e a regra geral é as coisas começarem bem e terminarem mal. Já conhecemos esse filme, à segunda só cai quem quer. O próximo passo tem de ser cuidadoso e criterioso", acrescentou.

A Lusa tentou contactar o presidente da BSAD, sem sucesso.

"O Clube de Futebol 'Os Belenenses' informa os seus associados, adeptos, simpatizantes e toda a comunidade desportiva que alcançou um acordo global com a antiga BSAD - Sociedade Desportiva de Futebol, que também já foi Piedade Desportivo SAD e é atualmente a Portalegrense, SAD (BSAD)", pode ler-se em comunicado hoje divulgado.

Neste acordo, "a BSAD declara que não tem qualquer direito de titularidade, de uso ou qualquer outro sobre o nome, as marcas, os símbolos, o hino, o lema, a história e qualquer outro elemento figurativo (Cruz de Cristo) ou nominativo (Belenenses, CFB ou Belém) do património material ou imaterial", bem com o "elementos confundíveis com os mesmos".

Da mesma forma, o palmarés das equipas que atuavam sob a BSAD entre 12/12/2002 e 30/06/2018 pertencem ao Belenenses, por terem jogado no Estádio do Restelo, em Lisboa, apresentando-se como sendo o clube e com a Cruz de Cristo ao peito.

Em síntese, o clube que atualmente milita na Liga 3 conseguiu, afirma, "recuperar o futebol profissional", separar-se da BSAD e "constituir uma nova sociedade desportiva, limpa de passivo".

Em 2014, foi rescindido o acordo parassocial entre clube e SAD, gerando um 'divórcio' que se arrastou durante uma década, com a BSAD a partir para o Estádio Nacional, no Jamor, em 2018, e o Belenenses a formar uma equipa para competir na distrital de Lisboa.

A separação jurídica sucedeu em 2019, com uma venda de 10% de participação social na sociedade anónima que o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou em 2022, fechando agora um capítulo no histórico emblema português.

A BSAD disputou quatro edições da I Liga, entre 2018/19 e 2021/22, quando foi despromovida ao segundo escalão, acabando por descer desportivamente à terceira divisão, mas, depois de falhar o licenciamento, foi relegada para os distritais de Setúbal, na sequência do acordo com o Cova da Piedade.

Esta época, a antiga BSAD juntou-se ao Portalegrense, para disputar as competições deste distrito alentejano, que lideram atualmente.

Leia Também: Belenenses e B SAD chegam a acordo sobre direitos de titularidade

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas