Técnicos de Sporting e Braga querem "eficácia e espetáculo" na Supertaça

Os treinadores de futsal de Sporting, Nuno Dias, e Sporting de Braga, Joel Rocha, partilharam hoje a vontade de aliar "a eficácia ao espetáculo", na disputa da Supertaça de futsal, no sábado, na Póvoa de Varzim.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/12/2024 20:47 ‧ 27/12/2024 por Lusa

Desporto

Futsal

"Apesar de o mais importante ser vencer, queremos sempre jogar bem. Não nos chega apenas ganhar, gostamos de o fazer com qualidade e dando um bom espetáculo", disse o técnico dos 'leões', na antevisão ao desafio.

 

Nuno Dias lembrou que "um jogo de futsal também é um espetáculo", apesar de apontar que este tem contornos especiais por se tratar de uma final.

"Após o jogo, ninguém se vai lembrar se a equipa que levantou o troféu jogou bem, se dominou e mereceu, se teve mais finalizações ou sorte. Mas se pudermos aliar o resultado a uma boa exibição, ainda melhor", apontou.

O tema da eficácia também foi questionado a Joel Rocha, treinador do Sporting de Braga, que lembrou as várias dimensões desse conceito.

"Para sermos eficazes ofensivamente, temos de chegar às zonas de finalização, e, para isso, temos antes de fazer muitas coisas bem feitas, com qualidade e clarividência. Mas temos também de ser eficazes defensivamente, impedindo que o Sporting chegue muitas vezes à nossa baliza e, se chegar, impedir que consiga finalizar", analisou o treinador dos minhotos.

Joel Rocha elegeu, por isso, a consistência como palavra chave para este duelo, revelando algumas propriedade que pretende da sua equipa para surpreender o adversário.

"Temos de acrescentar pormenores que façam da diferença. Há algo decisivo, que é o contributo dos principais protagonistas, e acredito que os meus jogadores estarão preparados de tudo para desfrutar do jogo para serem competitivos e consistentes, com ousadia para escrever história a conquistar a Supertaça", partilhou.

A postura competitiva dos minhotos mereceu elogios por parte do treinador do Sporting, que destacou os pontos fortes do rival.

"Olhamos para um adversário forte, coletivamente e individualmente, e com alguns aspetos característicos. São fortes fisicamente e na defesa da bola parada, têm atletas intensos solidários, sem medo de ter a bola e de assumir o jogo. Já nos defrontamos muitas vezes, mas há sempre margem para nos surpreenderem", disse Nuno Dias.

Joel Rocha devolveu os elogios do homólogo do conjunto lisboeta e apontou que "é fácil analisar o Sporting, mas difícil de o anular".

"É uma equipa altamente organizada, consciente do que quer que aconteça durante todo o jogo. Sabem gerir bem a emoção e a razão. Mas este é um jogo muito especial, diferente de todos, porque na Supertaça não há antes nem depois, é um jogo único", partilhou o treinador do Sporting de Braga.

Os minhotos, que já disputaram por três vezes a Supertaça, mas nunca a venceram, vão tentar impedir a hegemonia do Sporting nesta competição, pois os 'leões' detêm o recorde de 11 conquistas.

"Tudo o que fizemos anteriormente ficou no passado. As conquistas estão no museu. Temos de viver do presente e o momento atual da equipa. Creio que será um grande espetáculo", disse Alex Merlim, jogador dos 'leões', quando questionado sobre o favoritismo para o jogo.

O italo-brasileiro, de 38 anos, espera, por isso, "uma partida difícil, entre as duas melhores equipas da última época em Portugal, com grandes jogadores".

"Por se tratar de um jogo único fica ainda mais complicado. Temos de procurar impor o nosso ritmo, e os nossos argumentos, para sair com a vitória", completou.

Do outro lado, Tiago Brito, jogador do Sporting de Braga de 33 anos, concordou que "será um jogo muito difícil para as duas equipas".

"Ambas têm valências, mas vamos tentar impor ao máximo os nossos argumentos para levantar o troféu. Queremos um Braga semelhante ao que temos vindo a ser nos últimos jogos, e ainda mais competitivos. Essa é a imagem que queremos deixar e estamos preparados e focados", concluiu o internacional português.

A final da Supertaça de futsal de 2024 está marcada para sábado, às 20:00, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, opondo o campeão Sporting ao Sporting de Braga, vencedor da Taça de Portugal.

O atual detentor do troféu é o Benfica, que na temporada passada venceu o Sporting, por 5-4, no prolongamento, numa final disputada no Pavilhão Municipal de Sines, arrebatando o seu nono troféu.

Leia Também: Oficial: Crise no Union Berlim leva Diogo Leite a ficar sem treinador

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas