O Benfica sofreu para vencer o Farense, esta terça-feira, por 1-3, e assim garantir a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, onde irá agora encontrar o vencedor do jogo entre o Sporting de Braga e o Lusitano de Évora, que será apurado amanhã.
O resultado não espelha exatamente o que aconteceu em campo e a verdade é que Bruno Lage ainda chegou a temer o pior, não tivessem sido os cinco minutos à Benfica que acabariam por consumar a reviravolta.
Foram quatro as alterações introduzidas pelo Benfica em relação ao jogo anterior, diante do Sporting, na final da Taça da Liga. Samuel Soares, Bah, Leandro Barreiro e Arthur Cabral entraram para os lugares de Trubin, Tomás Araújo, Kokçu e Pavlidis e facto é que os três golos dos encarnados saíram, precisamente, dos pés de três destas novidades. Mas já lá vamos
Antes disso, logo aos 7 minutos de jogo, gritou-se golo no Estádio de São Luís pelo golo surpresa de Tomané, consequência de um canto batido à direita com este a encontrar, praticamente sozinho, o experiente avançado dos leões de Faro, que só precisou de cabecear (1-0).
O Benfica ia tendo mais bola, mas sempre incapaz de converter esse domínio em oportunidades de perigo. Os encarnados, de resto, terminaram a primeira parte sem qualquer remate enquadrado e ‘perderam’, ao minuto 40, aquele que tinha sido, até ao momento, o seu maior desequilibrador, dado que Di María foi substituído por Amdouni e tudo indica que por problemas físicos.
O intervalo foi bom conselheiro para Bruno Lage e a equipa parece ter respondido exatamente ao que foi solicitado. Tanto que ao minuto 56 houve um novo momento de grande inspiração de Andreas Schjelderup, que com um belo remate deixou Ricardo Velho sem hipóteses de defesa. Estava feito o empate (1-1).
Dois minutos depois, todos os jogadores pararam a apreciar a forma como Arthur Cabral só precisou de dois toques para marcar. O cruzamento bem executado de Álvaro Carreras lançou o avançado brasileiro no ataque, só com um defesa na marcação, e este tocou para receber e atirou, logo de seguida, em força, com a bola a bater com impacto no fundo das redes (1-2).
O terceiro e último golo também não tardou. Aos 61’, apenas cinco minutos depois do primeiro, eis que Alexander Bah aproveitou a defesa incompleta de Ricardo Velho ao remate de Arthur Cabral e fez, assim, o 1-3 para o Benfica.
Com esta vitória, o emblema da Luz segue para os ‘quartos’ da Taça de Portugal e amanhã estará certamente atento ao desfecho do Sporting de Braga-Lusitano de Évora.
Onzes iniciais
Farense:
Os 1️⃣1️⃣ Leões de Faro que vão iniciar a partida!🦁#SCFSLB #TaçaDePortugal #SóOsDurosVencem pic.twitter.com/eq8rb5GS1z
— SC Farense (@SCFarense_) January 14, 2025
Benfica:
O nosso 𝗢𝗡𝗭𝗘! 🦅#SCFSLB • #TaçadePortugal pic.twitter.com/u0Rc0VBCaj
— SL Benfica (@SLBenfica) January 14, 2025
Antevisão
As emoções da Taça de Portugal continuam ao rubro e ainda há vagas por preencher nos quartos-de-final da prova rainha. Um deles, é certo, irá pertencer a Farense ou Benfica, mediante do desfecho do jogo que acontece esta terça-feira, no Algarve.
As águias chegaram aos 'oitavos' após vencerem o Pevidém (0-2) e o Estrela da Amadora (7-0), enquanto que o Farense ultrapassou a Sanjoanense (2-4) e o Arouca (1-2), percursos algo idênticos e que, também por isso, deixam em aberto as possibilidades.
A Taça, como se sabe, é pródiga no que diz respeito a surpresas, com os leões de Faro a acreditarem na repetição de um resultado que já conseguiram por seis vezes, o número de ocasiões que venceram as águias. Por outro lado, o emblema da Luz levou a melhor em 38 jogos já disputados, sobrando 12 empates no histórico de confrontos.
Para chegar à última vez que o Farense conseguiu surpreender o Benfica é preciso recuar até 1998. Na altura, no Algarve, a equipa agora orientada por Tozé Marreco conseguiu ganhar por 1-0, tendo valido um golo único de Hassan Nader. Desde então, os encarnados já saíram vitoriosos por nove ocasiões, sendo que a última aconteceu há bem pouco tempo, em novembro do ano passado (1-2).
Farense e Benfica disputam um lugar nos 'quartos' da Taça de Portugal a partir das 20h15 desta terça-feira, no Estádio de São Luís, encontro que será apitado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa, e que poderá acompanhar mais logo aqui, no Desporto ao Minuto.