Apresentado na quarta-feira como sucessor de Daniel Sousa no comando dos vimaranenses, o técnico, de 39 anos, enalteceu o "grupo de jogadores trabalhadores", que já "mostrou o seu talento", disposto a encerrar um ciclo de seis jogos oficiais sem triunfos e "a voltar a ter alegrias".
"Mais do que o Arouca, queremos focar-nos no que queremos fazer. Já conseguimos jogos brilhantes, muito bem conseguidos [nesta época]. (...) O Arouca vem cá tentar a vitória, mas queremos mostrar o que queremos dentro do campo. Queremos condicionar o jogo do Arouca, ter bola, atacar a baliza adversária", disse, na antevisão da sua estreia pelo Vitória, marcada para as 20:30 de sábado.
Sem revelar se vai manter o sistema tático de quatro defesas que os minhotos têm utilizado desde o início da época ou se vai optar pelo '3x4x3' a que se habituou no Rio Ave, nas pouco mais de três épocas nos vila-condenses, o 'timoneiro' prometeu fazer o que for preciso para "a equipa ser mais forte" doravante.
Convencido de que os atletas já estão a "assimilar as ideias" da sua equipa técnica, Luís Freire afirmou que o objetivo mais imediato em contexto de jogo oficial é o de "soltar os jogadores para poderem render o máximo", numa equipa que se quer "criativa, solta, agressiva e intensa", a aproveitar "a força dos adeptos" do Vitória.
Pese as lesões que afetam o plantel, o treinador afirmou que os jogadores disponíveis trabalharam muito bem ao longo da semana, inclusive o ponta de lança Nélson Oliveira, depois de um mês afastado dos relvados, após uma lesão muscular na coxa direita, contraída perante o Rio Ave (2-2), em desafio da 14.ª jornada.
Questionado sobre o mercado de transferências em curso e o eventual reforço do plantel, Luís Freire preferiu dizer que está "muito focado" na receção ao Arouca, independentemente dos futebolistas que possam ser contratados.
O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 25 pontos, defronta o Arouca, 16.º, com 15, em partida agendada para as 20:30 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa.