Cenário de crise instalado no Dragão. O FC Porto somou a quarta derrota consecutiva, esta quarta-feira, desta vez diante dos gregos do Olympiacos (0-1), complicando as contas no acesso ao playoff da Liga Europa.
Naquela que foi uma estreia amarga para José Tavares, treinador interino escolhido por André Villas-Boas para suceder a Vítor Bruno, pouco ou nada se jogou na primeira parte, até que veio um segundo tempo mais mexido.
As alterações do novo técnico dos azuis e brancos não surtiram efeitos e El Kaabi aproveitou para marcar o golo decisivo (79'), gerando novos assobios no Estádio do Dragão, uma vez que o FC Porto viu-se novamente grego em sorrir na prova da UEFA. Já o Olympiacos garantiu a qualificação.
Pouco 'perfume'
José Tavares operou quatro mexidas por comparação ao último onze inicial de Vítor Bruno, desde a defesa ao ataque, face às entradas de Tiago Djaló, Alan Varela, Rodrigo Mora e Pepê, para os lugares de Otávio, Stephen Eustáquio, Fábio Vieira e Danny Namaso. Já do lado dos gregos, Mendilibar apostou na titularidade do português Chiquinho e no regresso de David Carmo ao Dragão, deixando Sérgio Oliveira e Costinha (suplente utilizado) no banco.
Os dragões até tiveram mais investidas junto da baliza adversária, mas foi o Olympiacos a introduzir a bola no fundo das redes defendidas por Diogo Costa, sendo que El Kaabi viu a bandeirola de fora de jogo ser prontamente levantada, à passagem da meia hora de jogo. O alerta estava dado, até que veio o intervalo.
Estava mau... e piorou
Sem qualquer mexida ao intervalo, José Tavares acabou por lançar Gonçalo Borges, em cima da hora de jogo, para o lugar de Pepê, após toda a polémica com Vítor Bruno, apostando mais tarde em Fábio Vieira e Zé Pedro, mas as mudanças em nada ajudaram a sua equipa.
Já dentro do último um quarto de hora, o Olympiacos foi perentório a aproveitar um erro defensivo e chego ao decisivo golo, ao minuto 79, com El Kaabi (desta vez, sim) a festejar o momento que acabaria por culminar no apuramento. Apesar da pressa do FC Porto em chegar, pelo menos, ao empate, o Olympiacos ainda teve um golo anulado no último lance da partida, por intermédio de Yaremchuk, porém, o ex-Benfica foi apanhado em fora de jogo.
Com este resultado, o FC Porto mantém-se com oito pontos, no 21.º lugar, enquanto o Olympiacos sobe ao 12.º posto, com 12. As contas do apuramento ficam, assim, adiadas para a última ronda, sendo que os dragões podem ainda cair para fora da zona de playoff no decorrer da penúltima jornada da segunda maior prova europeia de clubes.
[Notícia atualizada às 19h50]
Leia Também: José Tavares não 'imita' Vítor Bruno. Eis os onzes do FC Porto-Olympiacos
Onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico González, Rodrigo Mora, Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.
Olympiacos: Kostas Tzolakis, Ortega, David Carmo, Panagiotis Retsos, Rodinei, Dani García, Mouzakitis, Masouras, Charalampos Kostoulas, Chiquinho e El Kaabi.
Antevisão
FC Porto vai defrontar, esta quinta-feira, o Olympiacos, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga Europa, na primeira partida após o despedimento de Vítor Bruno do comando técnico dos azuis e brancos.
Ambas as equipas encontram-se pela primeira vez na sua história e em situações semelhantes na competição europeia, uma vez que estão com diferença mínima na tabela, com os dragões a surgirem na 18.ª posição, com oito pontos, enquanto que os gregos estão no 15.º lugar da classificação, com nove, com nenhuma a ter o apuramento (nem a presença no playoff) garantido.
Sobre os momentos dos dois conjuntos, já não se pode dizer o mesmo. O FC Porto vem de três derrotas consecutivas, que resultaram na separação entre os dragões e Vítor Bruno. O clube agora orientado por José Tavares obteve os três resultados possíveis nas três jornadas passadas: vitória frente ao Midtjylland (2-0), empate face ao Anderlecht (1-1) e desaire diante da Lazio (2-1).
No caso do emblema de Pireu, onde militam os portugueses Costinha, Chiquinho, Sérgio Oliveira e Gelson Martins, não sabe o sabor da derrota desde outubro de 2024, somando 16 jogos sem perder e apenas três desaires em toda a temporada (a equipa lusa já soma oito). Ainda assim, os helénicos vêm de três empates na Liga Europa, com a última vitória a surgir frente aos suecos do Malmo.
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem do francês Clément Turpin, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Olympiacos: Uma nova era com a mesma ambição