A cadência de jogos obriga Bruno Lage a dar resposta de modo a manter o Benfica 'vivo' nas diferentes competições em que está envolvido, contando, neste momento, com várias baixas prolongadas no plantel, casos de Renato Sanches, Tiago Gouveia, Alexander Bah e Manu Silva.
A vitória (1-0) sobre o AS Monaco, para a 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, registada na noite de quarta-feira, trouxe mais duas más notícias: Ángel Di María voltou a ressentir-se de uma lesão muscular na coxa esquerda, ao passo que Fredrik Aursnes está a contas como uma entorse traumática do joelho esquerdo com estiramento capsular. Ambos vão estar ausentes por algumas semanas.
Com pouco tempo de descanso, o plantel encarnado enfrenta este sábado, pelas 18 horas, mais um complicada deslocação, desta feita ao terreno do Santa Clara, em jogo da 22.ª jornada do campeonato. Esta é uma partida, que as águias terão de ter muita atenção, em que os esforços não poderão ser mínimos, dado que a formação açoriana é o conjunto sensação da I Liga, ocupando o 5.º lugar , com 38 pontos, a cinco... do pódio partilhado por FC Porto e Sp. Braga.
Face ao natural desgaste físico provocado pelo ritmo elevado nos jogos da Liga dos Campeões, Bruno Lage deverá optar por mudanças em quase todos os setores.
Na defesa, Tomás Araújo, que abandonou a partida ante o AS Monaco devido a queixas físicas, deverá ceder o lugar a Leandro Santos, jovem da formação, de apenas 18 anos, não podendo contra com o versátil Fredrik Aursnes, jogador que tantas vezes foi adaptado à posição de lateral-direito.
No meio-campo, Leandro Barreiro espreita uma oportunidade, de modo a ganhar até alguma 'quilometragem' para o jogo da 2.ª mão da Liga dos Campeões, dado que Florentino está indisponível para a partida, fruto de ter visto mais um cartão amarelo.
No ataque, Bruma é aquele que, dentro do plantel, está mais fresco, pois não consta na lista encarnada para as competições europeias. Com a lesão de Di María, o extremo internacional português é um dos principais candidatos a ocupar a vaga, fazendo sentar Andreas Schjelderup ou Kerem Aktürkoğlu no banco de suplentes.
Em caso de vitória nos Açores, o Benfica reduz, ainda que à condição, para um ponto a diferença para com o líder Sporting (51 pontos), que recebe o Arouca horas mais tarde.
Com jogos de três em três dias, as águias procuram sobreviver mais um mês exigente, que ainda irá incluir as receções ao Boavista, para a Liga, e ao SC Braga, para os quartos de final da Taça de Portugal.
Leia Também: Florentino Luís, o polvo que se estende também na Liga dos Campeões