O FC Porto visita, este domingo, o Farense, em jogo da 22.ª jornada da Liga, com dois objetivos em mente: o primeiro será alcançar a primeira vitória para o campeonato em 2025, e, depois, oferecer os três pontos a Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente dos dragões, que morreu este sábado, vitima de um cancro na próstata.
Com o avançar das jornadas, a pressão sobre os dragões aumenta e qualquer ponto perdido poderá significar, praticamente um adeus ao título, embora a equipa de Martín Anselmi tenha recebido a boa notícia com o empate (2-2) do Sporting na receção ao Arouca. O técnico argentino continua a apostar no 3x4x3 e a equipa parece ainda algo perdida, sobretudo na fase de saída de bola e criação de jogadas coletivas.
A deslocação a Faro intromete-se na eliminatória com a AS Roma, sendo que os azuis e brancos discutem, esta quinta-feira, o futuro na Liga Europa.
Por sua vez, o Farense vive um momento atribulado com um jejum de vitórias, que dura há 7 jogos, o que fez com que o técnico Tozé Marreco colocasse o lugar à disposição na última jornada, após derrota (0-2) ante o Nacional.
A turma algarvia chega a este jogo no penúltimo lugar, com 15 pontos, a cinco da 'salvação'.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18h (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Tiago Martins, da AF Lisboa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tozé Marreco
Favoritismo dos dragões: "Sabemos que o favorito está do outro lado, isso é inegável, pelo poderio, pela qualidade que tem. Agora, o jogo está muito longe de estar resolvido".
Sobre o lugar à disposição: "O meu exame de consciência, a minha responsabilidade, a minha maturidade -- a palavra certa é responsabilidade -- exige-me sempre que, primeiro, não minta, que diga sempre a verdade, que lide com ela, e que esteja sempre disponível para as decisões de quem manda. Sabendo sempre que a minha confiança é exatamente a mesma desde o primeiro dia, e sei bem a situação que encontrámos e sei bem como demos a volta. A bem dizer, normalmente, a seguir um voto de confiança, vem um despedimento e, portanto, eu não quero isso, isso não vai acontecer".
Análise ao adversário: "Sabemos o que procuram, o estilo de jogo que querem, uma equipa que tem uma primeira fase de construção muito bem definida, altera o '3-4-3' com o '3-5-2'. Muita projeção dos laterais, os laterais a cruzarem e subiram de forma substancial o número de cruzamentos, também. Portanto, sabemos o que vamos encontrar e estamos preparados para isso".
Martín Anselmi
O que espera do Farense: "Creio que no futebol já não existem jogos fáceis. O futebol está cada vez mais encaixado. Cada vez mais difícil ganhar. A todas as equipas ganhar. O Farense é uma equipa que sabe defender e subir a pressão. Não será um adversário fácil, muito pelo contrário. A tabela classificativa não reflete a realidade do Farense".
A falta de golos de Samu: "Os avançados... Percebo que se alimentam de golos. Todos os avançados querem marcar golos. No entanto, creio que estar ansioso - não digo que o Samu esteja - deixa-te mais longe de marcar. Precisas de calma para resolver. Se estás ansioso, não consegues pensar e distinguir as ações. A mim isso não me preocupa. A mim preocupava-me se a equipa não cria golos. Isso sim, seria um problema. Creio que Samu tem de estar tranquilo e trabalhar para a equipa. Isso é o mais importante, como já disse recentemente. Sim, fazemos trabalho específico com todos os avançados, não apenas com o Samu. Gostamos de fazer isso. Rematar, rematar, rematar... Dá-te boas sensações".
Cinco jogos sem ganhar no campeonato: "Se um dia me disserem que o FC Porto não ganha há 15 anos... E? Não são situações... Falar sobre esse tipo de situações é gastar energia com coisas que não controlamos. Já passaram cinco jogos. Temos o Farense. Temos de trabalhar para ganhar ao Farense. Se agora tivermos um triunfo, passamos para três sem ganhar a quatro sem perder".
Últimos resultados
Farense: D-E-D-D-D
FC Porto: E-V-E-E-E
Últimos onzes
Farense: Ricardo Velho, Marco Moreno, Cláudio Falcão, Lucas Áfrico, Marco Matias, Zé Carlos, Miguel Menino, Paulo Victor, Elves Baldé, Tomané, Rony Lopes
FC Porto: Diogo Costa, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, João Mário, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Francisco Moura, Gonçalo Borges, Samu Aghehowa, Rodrigo Mora
Ausências
Farense: Pastor e Ângelo Neto (Lesionados) e Elves Baldé (castigados).
FC Porto: Martim Fernandes e Marko Grujić (lesionados).
Leia Também: "Pinto da Costa? Uma vida a elevar o nome do clube ao topo do mundo"