Pinto da Costa: Milhares às portas da Igreja das Antas antes do funeral

Milhares de pessoas despediram-se hoje do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa na Igreja das Antas, no Porto, antecedendo a passagem do cortejo fúnebre pelo relvado do Estádio do Dragão a caminho do Cemitério Prado do Repouso.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/02/2025 12:38 ‧ há 3 dias por Lusa

Desporto

Pinto da Costa

À imagem da véspera, quando o velório tinha começado cerca das 18:00, o espaço não demorou a tornar-se exíguo perante inúmeras manifestações de afeto nas horas prévias ao funeral, que se iniciou depois das 11:00 e atraiu familiares, amigos, adeptos, atletas e referências históricas dos 'azuis e brancos', bem como figuras do futebol nacional e internacional, do desporto, da política e de outros quadrantes da sociedade portuguesa.

 

"Morre uma pessoa que teve capacidade e visão, marcou os últimos 42 anos da história do FC Porto e foi um grande impulsionador da independência das provas profissionais", destacou aos jornalistas Pedro Proença, recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e líder cessante da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Dos cidadãos anónimos às personalidades públicas, encabeçadas pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, milhares juntaram-se em redor da Igreja de Santo António das Antas para dizerem adeus a Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos, e tornou-se o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial à frente dos 'dragões', de 1982 a 2024.

"A minha relação com o FC Porto deve-se a Pinto da Costa. Foi uma figura do FC Porto e o melhor líder de todos os tempos. Um génio e visionário, viu o que os outros não viam", assinalou o ex-médio internacional português Deco, que foi campeão europeu pelos 'dragões' em 2003/04 e atualmente é diretor desportivo dos espanhóis do FC Barcelona.

Responsável pelo fim do 'reinado' de Pinto da Coisa, face ao triunfo nas eleições de abril de 2024, o líder do FC Porto, André Villas-Boas, acompanhou os rivais Benfica e Sporting entre os principais ausentes, por respeito ao pedido feito em vida pelo seu antecessor, que não queria nenhum elemento da atual direção 'azul e branca' nas cerimónias fúnebres.

"Quando morreu Jesús Gil y Gil, presidente do Atlético de Madrid, estavam na igreja os presidentes do Real Madrid e do FC Barcelona. Houve mais guerras entres eles, mas estavam lá. Não entendo [a posição dos rivais de Lisboa], mas respeito", reagiu o antigo avançado internacional luso Paulo Futre, campeão europeu pelo FC Porto em 1986/87.

Numa altura em que o nevoeiro já tinha dado lugar ao sol, os plantéis das várias equipas do FC Porto caminhavam em bloco para o interior da igreja, atravessando um corredor feito por uma multidão plena de aplausos, cânticos, lágrimas e abraços aos futebolistas da equipa principal, enquanto as claques afetas ao clube lançavam potes de fumo, erguiam tarjas e esvoaçavam bandeiras perto de uma passadeira azul colocada à frente da igreja.

"Pinto da Costa transformou o FC Porto num dos maiores clubes do mundo e catapultou uma região e uma cidade. Foi um exemplo de dirigismo e capacidade de liderança e hoje a região norte e todo o país lhe presta homenagem", disse Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, que, ao contrário da larga maioria dos presentes, assistiu à missa celebrada pelo bispo do Porto, Manuel Linda, e pelo cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal e amigo do ex-presidente portista.

Nessa restrita plateia também estiveram o ex-primeiro ministro Pedro Santana Lopes, que presidiu o Sporting entre 1995 e 1996 e surgiu com uma gravata de "azul triste", e o líder do Sporting de Braga, António Salvador, admirador de Pinto da Costa "desde pequeno".

"Durante estes 22 anos foi sempre muito próximo de mim, um grande defensor do norte e do clube que amava. Conseguiu destaque a nível nacional e mundial por ser o presidente mais titulado do mundo", evocou, numa de múltiplas reações recolhidas pelos jornalistas.

A multidão prosseguiu firme nas imediações da Igreja de Santo António das Antas até ao fim da celebração, perspetivando-se momentos de crescente comoção assim que o carro funerário inicie a marcha pela Alameda das Antas fora em direção ao Estádio do Dragão.

Transformado num memorial em honra de Pinto da Costa desde a noite de sábado, com milhares de mensagens escritas, coroas de flores, velas, cachecóis, bandeiras e camisolas, o estádio abrirá as suas portas para uma derradeira homenagem do universo 'azul e branco' no relvado, já com a presença da direção liderada por André Villas-Boas.

Terminada a passagem pelo Dragão, as exéquias rumam até ao Cemitério do Prado do Repouso, na freguesia portuense do Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa, que tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, será cremado em cerimónia reservada à família.

Leia Também: Estádio do Dragão aberto para homenagem final a Pinto da Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Brasil. Jogador morre horas antes de entrar em campo

Óbito

Tragédia no Brasil. Jogador morre horas antes de entrar em campo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Quilómetros

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas