Francisco Neto assume confiança máxima de Portugal frente à Inglaterra

O selecionador feminino de futebol, Francisco Neto, afirmou hoje que o crescimento recente de Portugal permite encarar com ambição e confiança máxima a receção de sexta-feira à campeã europeia Inglaterra, para a Liga das Nações.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/02/2025 19:12 ‧ 20/02/2025 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

"Ao longo destes anos, temos crescido imenso enquanto equipa, o que nos dá essa ambição. Sentimos que se formos nós, se tivermos a nossa identidade, se conseguirmos pôr em campo aquilo que é o nosso jogo, estamos mais próximos de conseguir os nossos objetivos", afirmou o selecionador, em conferência de imprensa realizada em Portimão.

 

O encontro frente à campeã europeia Inglaterra, da primeira ronda do Grupo A3 da Liga das Nações, realiza-se na sexta-feira, às 19:45, no Estádio Municipal de Portimão.

Francisco Neto salientou que a equipa técnica que lidera passa essa mensagem de ambição às jogadoras, mas que se trata de um sentimento mútuo, que também acontece a partir das sensações transmitidas pelas atletas.

"Elas sentem isso e, muitas vezes, não é preciso ser eu a passar a mensagem, elas passam para mim também essa confiança máxima. Seja qual for o nosso adversário, esta tem de ser a nossa mentalidade, isto é ser Portugal", considerou.

Antes do início da participação na Liga das Nações, num grupo que inclui ainda Bélgica, adversário na próxima terça-feira, e Espanha, detentora do troféu e atual campeã mundial, o selecionador confessou ser "sempre importante" entrar a ganhar, embora isso não seja decisivo.

"No passado, já tivemos a experiência de entrar bem e não foi por isso que nos conseguimos manter. Sabemos que a Liga das Nações é uma competição muito curta, com poucos jogos, que a margem de erro é muito reduzida e todos os pontos contam. Por isso, temos de conseguir competir em todos os jogos, essa é a grande missão", frisou.

Durante esta semana, o foco no trabalho passou por "alertar e preparar" as jogadoras para "o padrão de problemas completamente diferente" imposto pela Inglaterra, face à qualificação para o Euro2025, em que, num grupo com seleções mais fracas, Portugal era mais dominador e tinha mais posse de bola.

Francisco Neto reconheceu que Portugal está inserido num grupo "muito difícil", que vai ser "um desafio" para a sua equipa, mas apontou a manutenção como meta.

"Na Liga A não há equipas fáceis. Inglaterra, Espanha, Noruega, Suécia... São todas equipas grandes e queremos estar aqui. Este é o momento de lutar para deixar a equipa na Liga A e é isso que vamos tentar fazer nos próximos seis jogos", finalizou.

A capitã Ana Borges realçou que Portugal quer demonstrar que consegue "jogar olhos nos olhos com qualquer seleção" e lutar sempre pela vitória, apesar de ser um confronto contra "uma seleção muito poderosa".

"A Inglaterra é uma equipa incrível. São campeãs da Europa por alguma razão. São um coletivo muito forte, que aspira a ganhar outra vez o Europeu. Nós queremos fazer o nosso trabalho e conquistar os três pontos, independentemente da seleção com quem joguemos", rematou.

Leia Também: Benfica-Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal feminina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

I Liga

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

CATL

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas