O FC Porto recebe, na noite desta segunda-feira, o Vitória SC em jogo de encerramento da 23.ª jornada da I Liga. Os dragões ainda não venceram qualquer jogo em casa neste ano de 2025 e tentam colocar um ponto final numa série negativa de quatro jogos sem conhecer o doce sabor da vitória, motivados também por ser o primeiro jogo no Estádio do Dragão após a morte de Pinto da Costa.
Martín Anselmi revela-se confiante num bom jogo e mostra-se entusiasmado por ter casa cheia numa segunda-feira à noite, pedindo aos jogadores que correspondam à confiança depositada pelos adeptos. De resto, o treinador argentino rejeitou sentir mais pressão pelo facto de o Sp. Braga passar a ocupar, à condição, o terceiro lugar do pódio.
Do outro lado estará, no entanto, um Vitória SC que apenas ganhou um dos últimos cinco jogos disputados e cujo último triunfo fora de casa, no campeonato, remonta a... setembro, no reduto do rival Sp. Braga.
Ainda assim, Luís Freire não deixa de acreditar num bom resultado e vale recordar que na época passada o Vitória SC foi ao Dragão arrecadar a vitória e os três pontos.
O jogo entre FC Porto e Vitória SC está agendado para as 20h15 e contará com a arbitragem de António Nobre. Poderá acompanhar, mais logo, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Martín Anselmi
Confiança: "Somos o FC Porto e temos muito claro o clube que representamos e temos a obrigação de ganhar. Os resultados são o que ditam qualquer processo. No entanto, temos de saber que FC Porto queremos construir. Nós sabemos onde queremos ir. Isso não se define numa temporada. Em todos os jogos competimos. Mais do que o resultado, foi sempre um FC Porto competitivo. Sabemos bem que FC Porto queremos construir. Sabemos o caminho. Isso tem de ser feito dia a dia com tempo. Os adepto sabem disso e por isso encheram o estádio para amanhã. Percebemos que a nossa obrigação de ganhar, mas sabemos onde e como queremos chegar".
O que espera do adversário: "Se não me engano, o treinador rival também tem cinco jogos com a equipa. Já nos permite ver um padrão de jogo no rival. Percebemos como podem jogar. Têm várias formas de defender. Tentam juntar muita gente no meio... Já nos permite perceber como joga ao Vitória e preparar o jogo".
Luís Freire
Visita ao Dragão: "Temos um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para dar sequência ao crescimento da equipa nos últimos jogos. Vimos de um jogo em que fomos superiores ao Sporting de Braga. [O FC Porto] é um adversário que joga em casa, com muito apoio, mas queremos disputar o jogo para vencer. Temos de ir à procura de pontos e de vitórias".
Dinâmica do FC Porto mudou com Anselmi: "Encontrámos equipas a construir numa 'linha' de três defesas, o Estoril e o AVS. Temos bem definido o que vamos fazer e o que queremos explorar, pelo meio-campo e pelas alas. Amanhã (segunda-feira) queremos criar oportunidades e finalizá-las. É o que nos falta".
Últimos resultados
FC Porto: DVEEE
Vitória SC: EEVDE
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, João Mário, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Francisco Moura, Fábio Vieira, Samu Aghehowa, Pepê
Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Toni Borevkovic, João M. Mendes, Tomás Händel, Tiago Silva, Telmo Arcanjo, Samu Silva, Nuno Santos, Nélson Oliveira
Ausentes
FC Porto: Martim Fernandes e Vasco Sousa (lesionados); João Mário e Nehuén Pérez (lesionados)
Vitória SC: Bruno Gaspar, Mikel Villanueva, Óscar Rivas, Gustavo Silva (lesionados)
Leia Também: Caso Samu resolvido e sem subestimar os adeptos. Tudo o que disse Anselmi