O Sporting prepara-se para regressar ao Minho, esta quinta-feira, onde defrontará o Gil Vicente na luta por um lugar nas 'meias' da Taça de Portugal, de forma a perceber qual será o adversário do Rio Ave nas derradeiras decisões rumo ao Jamor.
O conjunto de Rui Borges encontra-se a viver uma das fases mais adormecidas dos últimos anos, sem qualquer vitória nos últimos cinco jogos (quatro vitórias e um empate), estando agora de volta a Barcelos, onde empatou (0-0) há mais de dois meses, ainda às ordens de João Pereira.
Já a equipa gilista chega ao duelo da prova-rainha portuguesa na sequência de cinco derrotas consecutivas - a última das quais na estreia de José Pedro Pinto na sucessão a Bruno Pinheiro -, sendo que a última vitória aconteceu em casa, frente ao FC Porto (3-1), no passado dia 19 de janeiro.
Recorde-se que será em Barcelos que será conhecido o último semifinalista da Taça de Portugal, uma vez que Rio Ave, Tirsense e Benfica já carimbaram o passaporte para a única fase da prova que se decide a duas mãos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Pedro Pinto
Momento do adversário: "O Sporting está no topo dos topos no futebol português: é campeão e líder da I Liga, mas a Taça de Portugal é, por tradição, o momento em que equipas de dimensão inferior se podem afirmar e mostrar caráter e trabalho. Temos a oportunidade de marcar um ponto de viragem em relação ao passado recente e dar uma vida nova para o que resta da época".
Ponto de viragem?: "Estou em crer que a equipa vai encarar este jogo com otimismo, determinação e grande vontade de vencer, sabendo que terá um adversário extremamente difícil".
Reencontro com Rui Borges: "Não voltámos a falar. Cruzámo-nos em Braga e ele fez um percurso técnico muito interessante e bem melhor do que como futebolista. Vou ter o prazer de o cumprimentar e felicitar, mas, quando a bola começar a rolar, tentaremos vencer".
Rui Borges
Análise ao adversário: "É uma equipa muito difícil porque gosta de jogar, não tem receio de se expor ao erro. Vai nos trazer muitas dificuldades, com um novo treinador que não mudou muito a estrutura da equipa que, no setor ofensivo cria muito perigo e temos de ter muito rigor para uma visita a um terreno complicado. O Gil vai dar tudo para estar nas meias finais da Taça de Portugal, que é uma competição a eliminar e todos os clubes com menos nome se transcendem nestes jogos".
Momento negativo da equipa: "Todos nós sentimos as adversidades, seja lesões ou no jogo jogado, mas vejo o plantel focado naquilo que é o objetivo final, que é ser bicampeão. O nosso dia a dia é muito bom, o grupo está unido, está feliz, focado e resiliente, muito humano uns com os outros nos treinos, até quem não pode estar a ajudar em campo a equipa. Apesar de tudo, ainda somos primeiros, em igualdade de pontos, mas dependemos só de nós".
'Onda' de lesionados: "Estivemos a brincar um bocadinho, porque o Viktor também esteve lesionado, até metemos o Pedro Gonçalves... É o que é. É para a gente se rir um bocado porque não podemos estar a lamentar-nos pelos que não temos, mas sim fazer tudo para lutar contra os contratempos e passar às meias finais da Taça de Portugal e procurar atingir os objetivos".
Últimos resultados
Gil Vicente: D-D-D-D-D
Sporting: E-E-E-D-E
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Josué Sá, Rúben Fernandes, Kazu, Jesús Castillo, Kanya Fujimoto, João Marques, Sergio Bermejo, Carlos Eduardo e Félix Correia.
Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda, Zeno Debast, Alexandre Brito, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres.
Ausências
Gil Vicente: Yaya Sithole, Facundo Cáseres, Pablo Felipe e Jonathan Buatu (lesionados).
Sporting: Eduardo Quaresma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Jeremiah St. Juste e João Simões (lesionados); Ousmane Diomand (expulso).
Leia Também: Morita, lesões e as segundas partes. Fique com o que disse Rui Borges