FIFPro debate competitividade e resiliência com comissário europeu

A competitividade e resiliência do futebol foi hoje debatida pela Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPro) em reunião com o comissário europeu para a Justiça Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto, em Bruxelas.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/03/2025 18:22 ‧ 18/03/2025 por Lusa

Desporto

Futebol

"A discussão reforça o nosso compromisso com uma economia do futebol que funcione para todos. Acreditamos que reforçar o papel dos parceiros sociais e respeitar os acordos coletivos de trabalho é essencial para uma indústria europeia do futebol sustentável e competitiva, assente num contrato social entre competições nacionais e internacionais", observou o francês David Terrier, presidente da FIFPro Europa, citado em comunicado.

 

O reforço do modelo europeu do desporto, através de mecanismos robustos de diálogo social e de acordos coletivos de trabalho que protejam os direitos e o bem-estar dos futebolistas enquanto trabalhadores no mercado único, foi uma das temáticas discutidas.

Outro assunto foi a criação de estruturas abrangentes de saúde e segurança no trabalho, adaptadas à indústria do futebol masculino, que protejam o bem-estar dos atletas e que atendam às crescentes exigências na respetiva carga de trabalho, salvaguardando o congestionamento nos jogos, as viagens e o tempo mínimo de descanso e recuperação.

A melhoria da governação no futebol internacional, adaptada ao setor e em conformidade com as políticas e legislação da União Europeia (UE), também foi discutida, tal como a precariedade das condições de emprego, envolvendo os problemas de endividamento, o acesso a uma justiça independente e veloz e a insuficiência de mecanismos de proteção.

A gradual importância da inovação e da tecnologia no futebol, com maior atenção sobre a proteção e utilização dos dados pessoais dos jogadores e a aplicação da inteligência artificial no trabalho, fechou a ordem de trabalhos entre a FIFPro e o comissário europeu.

"Sou um acérrimo defensor do modelo europeu do desporto, baseado na solidariedade entre o setor profissional e a base, aberto e assente no mérito desportivo. Os métodos de governação devem ser melhorados e tornar-se mais inclusivos. Devemos procurar elevar a todos os níveis os padrões de integridade, que devem ser considerados um dever para as organizações. Os atletas são a espinha dorsal do movimento desportivo e a Comissão Europeia quer proteger a sua integridade física e moral", afirmou o maltês Glenn Micallef.

Além da futura marcação de uma reunião de trabalho direcionada para o futebol feminino, as duas partes frisaram a necessidade de soluções políticas e prometeram cooperar para garantir que o setor mantenha o seu estatuto na Europa, enquanto são promovidos os direitos dos atletas, o diálogo social, a contratação coletiva e o crescimento sustentável.

A FIFPro Europa esteve representada por três dirigentes, incluindo Joaquim Evangelista, que integra a direção mundial do organismo e será hoje reeleito sem oposição para um sexto mandato consecutivo no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

O dirigente teve a oportunidade de abordar aspetos específicos da realidade portuguesa, confiando no envolvimento da UE para "melhorar os sistemas de fiscalização, apoio e proteção social aos jogadores, enquanto parte essencial do modelo europeu desportivo".

"Esta primeira reunião da FIFPro Europa junto do comissário europeu é de uma enorme importância estratégica. Quisemos reforçar os desafios que os futebolistas enfrentam na Europa, não apenas no topo da pirâmide, mas em todos os mercados afetados por um certo descontrolo nos calendários e atropelos aos direitos fundamentais", contextualizou.

Leia Também: Uma baixa e uma novidade de Roberto Martínez no treino da seleção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Três 'grandes' e não só. Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

I Liga

Três 'grandes' e não só. Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Ferrari

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas