O futebol sul-americano está de luto. Esta madrugada de quinta para sexta-feira, antes do jogo entre Colo Colo e Fortaleza, a contar para a Taça Libertadores, as falhas de controlo na entrada de adeptos no estádio causou a morte de dois jovens adeptos do emblema chileno, com 13 e 18 anos de idade, segundo avança o La Tercera.
A partida foi depois interrompida - e depois cancelada - pela invasão da claque do clube da casa em protesto com o sucedido, levando a que os jogadores da equipa brasileira tivessem de fugir para os balneários.
Os confrontos com a polícia antes da partida no Estádio Monumental foram filmados pela comunicação social local, podendo-se ver que adeptos a passar as barreiras com arames farpados e a segurança a nada conseguir fazer para os travar.
"O Ministério Público está a investigar a razão da morte destas duas pessoas. O que sabemos é que um dos gradeamentos esmagou esses dois jovens", afirmou o procurador Francisco Morales, em declarações aos jornalistas, citadas pela agência Lusa, acrescentando que uma das vítimas morreu no local e outra já no hospital.
Em declarações à imprensa local, Barbara Pérez, irmã de uma das vítimas mortais, disse que uma viatura policial abalroou uma vedação, fazendo que esta caísse sobre a irmã, de 18 anos.
"Ela chegou ao hospital já sem sinais vitais. Tinha um bilhete para o jogo na mão e o seu cartão de identificação", explicou.
Fallecieron dos hinchas de Colo-Colo tras una avalancha en los ingresos al estadio Monumental de Chile, en la previa del duelo ante Fortaleza por la Copa Libertadores ️
— Out of Context Libertadores (@OC_Libertadores) April 11, 2025
¡Muchas fuerzas para las familias! pic.twitter.com/D4Elp7F9WQ
O Colo Colo já reagiu e lamenta profundamente a morte dos dois jovens nas imediações do Estádio Monumental.
Lamentamos profundamente el fallecimiento de dos de nuestros hinchas en la previa del partido ante Fortaleza de Brasil en las inmediaciones del estadio.
— Colo-Colo (@ColoColo) April 11, 2025
Enviamos nuestras más sinceras condolencias a las familias, amigos y cercanos.
En señal de duelo, informamos la suspensión… pic.twitter.com/oIgBC6Qbf1
[Notícia atualizada às 10h35]
Leia Também: Racismo volta a 'assombrar' Libertadores. Palmeiras, de Abel, já reagiu