A questão da independência da Catalunha continua a ser um tema bastante controverso e cheio de discórdia, porém, o emblema blaugrana tem tido um peso importante na cena política da região e tem ajudado (em muito) a causa independentista.
Bartomeu, presidente do Barcelona, deu uma conferência de imprensa e tocou em vários assuntos do momento, desde a saída dos culés da La Liga ao jogo frente ao Las Palmas.
Perante o aviso de Javier Tebas, líder máximo da Liga espanhola, - de que se a Catalunha conseguir a independência os culés terão de sair do campeonato em que estão inseridos - Bartomeu contra-atacou, dizendo que os sócios é que vão escolher uma nova Liga para o Barça jogar.
"Em caso de independência da Catalunha, o clube e os sócios devem decidir em que Liga jogaremos", referiu, citado pela Marca.
Em última instância, confessou que a decisão de jogar à porta fechada, diante do Las Palmas, foi a pensar no melhor para o clube. Todavia, revelou que a suspensão da partida estava no horizonte dos blaugranas.
"A decisão de não joga não foi fácil. Pensamos muito no assunto e pesamos em todas as consequências que poderiam surgir. Nós começamos a avaliar esta situação há já 3/4 semanas mas do outro lado [a Liga espanhola] não encontramos uma resposta. Jogar à porta fechada foi para expressar a nossa indignação perante o uso abusivo da força", salientou.