Lisboa está na moda e não são só os números do turismo que o dizem. A capital portuguesa conquistou a distinção de melhor cidade destino da Europa na edição dos óscares do turismo mundial deste ano. Mas não é só: Lisboa arrecadou também o prémio de melhor porto europeu de cruzeiros na cerimónia que decorreu este sábado em Atenas, na Grécia.
Lisboa ficou assim à frente de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza, "fruto do crescente prestígio e da excelência da oferta turística conquistada nos últimos anos", pode ler-se num comunicado do Turismo de Lisboa ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
“A conquista de melhor cidade destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado. O facto de estarmos a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”, refere Vitor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa.
A principal cidade do país arrecadou também o título de melhor porto europeu de cruzeiros pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado, o número total de passageiros de cruzeiros foi de 521 mil, mas a expectativa do Turismo de Lisboa é que esse número possa aumentar este ano.
Os dois óscares atribuídos a Lisboa resultam de uma votação online, na qual participaram o público em geral e milhares profissionais de turismo e viagens à escala mundial.
Recorde-se que no final do ano passado, os World Travel Awards distinguiram Lisboa como o melhor destino mundial para 'city break'.