A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibilizou um simulador, há cerca de um mês, que permite a comparação de diferentes ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural em Portugal. Em jeito de balanço, o regulador anunciou que o portal registou mais de 36 mil acessos no primeiro mês e que 57% dos utilizadores encontrou preços mais baixos do que o atual contrato.
“O novo simulador de preços de energia lançado pela ERSE a 29 de Maio de 2018, no Dia Mundial da Energia, registou após um mês em funcionamento um total de 36.403 utilizadores e 474.768 simulações”, pode ler-se num comunicado do regulador da energia.
De acordo com a informação disponibilizada pela ERSE, mais de metade (57%) encontrou preços mais baixos em relação ao atual contrato e, desses, 85% manifestou a intenção de mudar de comercializador.
O regulador do setor energético lembra que “os consumidores que ainda se encontram no mercado regulado, bem como os consumidores que já se encontram no mercado liberalizado devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas”.
Eis algumas funcionalidades disponíveis no simulador:
- Comparação do valor a pagar quando é necessário decidir contratar a eletricidade e o gás natural de forma conjunta ou em separado;
- Colocar os preços do seu contrato atual para perceber se pode poupar com uma mudança;
- Identificar graficamente o peso das componentes numa fatura de energia, como por exemplo o peso das tarifas de acesso às redes, da componente de energia ou das taxas e impostos.