Na edição de novembro, que será lançada esta quarta-feira (dia 31), a Forbes Portugal publica a lista das portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios. Tratam-se, como refere o comunicado enviado às redações, de mulheres "que moldam projetos à sua imagem, que deixam marca sem pedir licença, que gerem com brilhantismo milhões de euros e centenas de pessoas".
São investidoras, executivas, diretoras-gerais e presidentes-executivas de grandes empresas. São, em suma, mulheres que se destacam em setores proeminentes da economia portuguesa.
Este é o caso, por exemplo, de "Maria Ramos, uma economista luso-sul-africana que, desde 2009 lidera o ABSA Bank, o maior banco africano; de Isabel Vaz, que em 2000 criou de raiz uma unidade de saúde para o Grupo Espírito Santo e que hoje lidera a Luz Saúde, que conta com 30 unidades de saúde; e de Isabel Mota, a primeira mulher a liderar a Fundação Gulbenkian, uma das maiores fundações filantrópicas do mundo com activos de três mil milhões de euros".
Estas são as dez portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios, sendo que amanhã poderá consultar as restantes dez na edição da Forbes:
1. Maria Ramos
Presidente do ABSA Bank
2. Paula Amorim
Presidente da Amorim Investimentos e Participações
3. Cláudia Azevedo
Presidente-executiva da Sonae (a partir de 2019)
4. Isabel Mota
Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
5. Isabel Vaz
Presidente do comité executivo do grupo Luz Saúde
6. Ana Meneres de Mendonça
Presidente da Promendo (detém posições na Altri, Cofina e F. Ramada e Altri)
7. Inês Caldeira
Diretora-geral da L’Oréal Thailand
8. Manuela Medeiros
Fundadora da Parfois
9. Isabel Furtado
Presidente-executiva da TMG Automotive
10.Patrícia Bensaude
Presidente do grupo Bensaude