Nesta quadra natalícia, os portugueses vão gastar em média 372 euros em compras, de acordo com um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Ora, este valor representa uma descida de 1,4% em comparação com o ano anterior, o que revela que os portugueses vão gastar menos.
Ainda assim, saliente-se, a redução é bem menos expressiva do que a de 48,26% que foi registada entre 2009 e 2013.
"Este ano, os portugueses mantêm uma ligeira diminuição do valor médio a gastar, uma tendência já verificada no ano anterior (com 377,40 euros), contudo têm vindo a introduzir alterações no local de compra e na data para a sua realização", pode ler-se num comunicado sobre o estudo, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Roupa e sapatos são os itens preferidos para oferecer em todas as faixas etárias, mas nas crianças até aos 12 anos os brinquedos lideram as preferências.
De acordo com o inquérito, que foi realizado nas duas primeiras semanas de dezembro, os destinatários prioritários das ofertas de Natal são o agregado familiar para 54% dos inquiridos. "O conjugue é outro alvo prioritário para 77% dos casos e em 60% compram para os pais, irmãos e outros familiares. Apenas 37% dos inqueridos refere a intenção de comprar presentes para os amigos", pode ler-se.