Os contribuintes têm até ao final do mês para reclamar das despesas apuradas pela Autoridade Tributária (AT) para efeitos de IRS. O prazo para as reclamações arrancou na sexta-feira, dia 15 de março, e por isso é a altura ideal para entrar no Portal das Finanças e confirmar as despesas que teve em 2018. O que fazer caso note um erro, uma omissão ou desconformidade? Reclamar.
Assim sendo, durante estes 15 dias os contribuintes podem apresentar uma reclamação face aos valores calculados pelo Fisco, em relação às despesas gerais familiares e às que resultam de restaurantes, oficinas, salões de beleza, transportes e veterinários.
Como consultar as despesas?
Em primeiro lugar deve aceder ao Portal das Finanças. Depois deve selecionar a opção 'serviços tributários', seguida de ' serviços'. Depois, clicando em 'mapa do sítio' deve selecionar a opção 'consultar despesas para deduções à coleta'.
Estas despesas são apresentadas em determinados grupos económicos, que vão desde a saúde até aos passes de transportes públicos, passando por despesas de educação e relacionadas com imóveis. No topo da página deverá também ser indicado o valor total das deduções provisórias em IRS.
No caso de querer reclamar saiba que o pode fazer através do Portal das Finanças, presencialmente numa repartição das Finanças ou, ainda, por escrito.