Muito se fala sobre o investimento, mas o Ministério de Mário Centeno prefere dar destaque a uma das componentes desse 'bolo', o esforço orçamental. Até porque esse mesmo esforço orçamental aumentou 1.000 milhões por ano durante a atual legislatura, o que contribui para o crescimento do PIB.
Num esclarecimento enviado às redações, o Ministério das Finanças explica que o investimento público é composto pelas receitas do Orçamento do Estado, "com impacto negativo no saldo orçamental", e por fundos provenientes da União Europeia (UE).
"O esforço orçamental com o investimento aumentou nesta legislatura cerca de 1.000 milhões por ano, correspondente a mais de 0,5pp do PIB por ano. Ao contrário dos números repetidos à exaustão, a verdade é que o investimento não contribuiu para a consolidação orçamental; pelo contrário, se tivéssemos optado, erradamente, por manter o esforço orçamental da anterior legislatura teríamos um saldo orçamental que seria cerca de 0,5pp inferior em cada ano", pode ler-se na nota.
O Ministério aproveita também para destacar a aposta no investimento na atual legislatura. "Não só a taxa de execução do investimento foi superior nesta legislatura,como o saldo orçamental tem acomodado, todos os anos um impacto de 1.000 milhões dessa execução", pode ler-se.