A Tailândia planeia investir 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,5 mil milhões de euros) para aumentar a capacidade aeroportuária e, assim, dar uma resposta ao nível do 'boom' turístico a que tem assistido. A previsão é que o número de turistas aumente e, com isso, cresce também o problema que tem em mãos.
De acordo com a Bloomberg, os planos de investimento da Tailândia vão permitir a entrada de 65 milhões de turistas daqui por uma década. Este ano são esperados 40 milhões.
O turismo é o motor da economia tailandesa, aliás, é precisamente por causa do número elevado de turistas que a moeda do país é a mais forte da Ásia este ano, segundo a agência de notícias.
Porém, o problema ambiental também é suficientemente forte. O desafio está a crescer e esta é uma tendência que promete continuar, com a previsão de chegada de mais turistas nos próximos anos.
Um dos exemplos do desafio que tem em mãos é o encerramento de uma das praias mais famosas do mundo, a Maya Bay - cenário paradisíaco do filme "A Praia", protagonizado por Leonardo DiCaprio - porque é necessário que o ecossistema da região recupere. O acesso estará interdito, pelo menos, até 2021.
"O número de turistas está a crescer mais rápido do que o país pode suportar", referiu Somprawin Manprasert, economista-chefe do Bank of Ayudhya Pcl. "Temos de implementar um melhor sistema para gerir os turistas e destinos, que pode ajudar [a responder ao] congestionamento e problemas ambientais. Não vimos que esteja a ser feito o suficiente para já", acrescentou.
De acordo com a CNN, foram introduzidos cerca de 10 mil corais em Maya Bay desde o ano passado, mas ainda não foi suficiente para regenerar o ecossistema, porque uma onda de calor fez aumentar a temperatura da água do mar para os 32ºC e atrasou o crescimento dos corais.