Esta semana foram apresentados dois programas de arrendamento, mas apesar das semelhanças os dois são diferentes. E a principal diferença é evidente: o programa do Governo é nacional e o da autarquia de Lisboa é só para a capital portuguesa.
Questionado sobre as diferenças entre o Programa Renda Acessível, apresentado pela autarquia de Lisboa, e o Programa de Arrendamento Acessível do Governo, que entrou em vigor esta semana, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) afirmou: "É diferente do [programa do] Governo. Creio que o nosso responde melhor à realidade de Lisboa".
Fonte do gabinete do ministro da Habitação disse à SIC Notícias que os programas não são comparáveis nem competem entre si.
Há uma diferença substancial no que diz respeito aos montantes máximos. Os estipulados por Medina, para a cidade de Lisboa, correspondem a metade dos máximos fixados pelo Governo para a mesma cidade.
As candidaturas para o programa da autarquia de Lisboa abrem em novembro para as primeiras 120 casas, sendo que as primeiras poderão ser entregues até ao final do ano, segundo indicou o presidente da autarquia.
Já o programa de arrendamento acessível do Governo entrou em vigor esta semana e as candidaturas já podem ser submetidas. Pode encontrar mais informação sobre este programa aqui.