Segundo a Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, o investimento resulta de uma hasta pública lançada pelo município para cedência de coberturas ou espaços de infraestruturas municipais para instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica.
"Trata-se de um primeiro investimento realizado em espaço público no concelho de Castro Verde, Reserva da Biosfera da UNESCO, tendo como propósito a produção de energia fotovoltaica, uma das alternativas energéticas com maior potencial no futuro, obtida a partir da luz solar, totalmente limpa, renovável e com disponibilidade infinita", refere a autarquia.
A hasta pública contou com a participação de quatro empresas e a Câmara de Castro Verde assinou hoje o contrato com o consórcio vencedor, que vai instalar as centrais em sete infraestruturas municipais.
No total, as sete centrais vão abranger uma área de cerca de 3.300 metros quadrados, ser compostas por cerca de 1.650 painéis solares e ter uma capacidade de 389 quilowatts (Kw).
Segundo o município, as centrais vão ser instaladas na Biblioteca Municipal, Parque de Campismo, Estádio Municipal, Centro Escolar Dr. Francisco Alegre, Cineteatro Municipal, Fórum Municipal de Castro Verde e no Centro Recreativo e Cultural de Entradas.