ANTRAM vai "apresentar proposta para melhorar condições" de motoristas

O representante da ANTRAM, André Matias de Almeida, falou aos jornalistas antes do início da reunião com o Ministério das Infraestruturas e a Fectrans.

Notícia

© iStock

Filipa Matias Pereira
06/08/2019 10:42 ‧ 06/08/2019 por Filipa Matias Pereira

Economia

greve dos motoristas

Já arrancou a reunião que vai sentar à mesa, esta terça-feira, a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e o Ministério das Infraestruturas.

Inicialmente agendada para as 9h30, a reunião foi novamente adiada, mas desta vez apenas por um período de 30 minutos. Pelas 10h00, o representante da ANTRAM, André Matias de Almeida, chegou às instalações do Ministério e, em declarações aos jornalistas, revelou que a Associação Nacional está "a negociar com o maior sindicato do setor", preparando-se para "apresentar um conjunto de propostas ao Governo para melhorar as condições de trabalho dos afiliados na Fectrans".

Recorde-se que ontem o ministro Pedro Nuno Santos esteve reunido com os sindicatos que entregaram o pré-aviso de greve para o dia 12 de agosto. O protelar das negociações acabou por ditar o adiamento da reunião com a ANTRAM e a Fectrans para hoje.

Terminada a reunião, o gabinete do ministro informou que o "Governo propôs aos sindicatos o desencadear de um mecanismo legal de mediação previsto no Código do Trabalho, no âmbito do qual as partes são chamadas a negociar e, caso não haja acordo, o próprio Governo, através da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, apresentará uma proposta de convenção coletiva de trabalho, nos termos da lei".

De acordo com o Executivo, este mecanismo, caso seja aceite pelos sindicatos, vai permitir que "a greve seja desconvocada e que as partes retomem o diálogo e a negociação num novo enquadramento legal".

Do lado dos sindicatos, a greve mantém-se, mas estes dizem-se disponíveis para negociar, aguardando-se o posicionamento da ANTRAM depois desta reunião com o ministro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas