Conselho de Ministros 'dá o sim' a Banco de Fomento

A instituição vai ser criada para a realização de financiamentos de longo prazo, com juros mais baixos, direccionados principalmente a Pequenas e Médias Empresas (PME) e, segundo avança o Diário Económico, será aprovada hoje em Conselho de Ministros. Pires de Lima, ministro da Economia, espera que o novo banco esteja operacional no segundo semestre de 2014.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
14/11/2013 10:48 ‧ 14/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

PME

A nova instituição financeira, que terá licença bancária do Banco de Portugal, vai ser criada de raiz e aprovada hoje pelo Conselho de Ministros. As PME são as que mais vão beneficiar com as oportunidades geradas por este Banco de Fomento, passando a usufruir, nomeadamente, de juros mais baixos e financiamentos de longo prazo.

Após a aprovação, será constituída uma comissão instaladora com o intuito de formalizar a instituição, que será sediada no Porto, e preparados os estatutos. A comissão terá ainda que assegurar que os empréstimos às PME serão concedidos em conformidade com as ajudas do Estado. O ministro da Economia espera que esteja operacional já no segundo semestre do próximo ano.

Neste Conselho de Ministros ainda não ficará definido o capital social da instituição, até porque ainda não estão fechadas as negociações com vários bancos de fomento congéneres, como são os casos do alemão e do francês.

De referir que se trata de uma instituição grossista, sem agências espalhadas pelo País e que não irá captar depósitos de particulares. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas