A EDP Ventures, ramo de investimento da elétrica, investiu 500 mil euros na portuguesa Fuelsave, que detém uma solução que ajuda os condutores de mercadorias a otimizar os percursos, poupando tempo e 20% de combustível.
Num comunicado, a EDP explica que a solução que a 'startup' de Évora está a desenvolver, desde 2018, permite otimizar a condução de cada camião e poupar até 20% em combustível.
Através da recolha dos dados eletrónicos de cada camião, as empresas de transporte de mercadorias conseguem reduzir o seu principal custo, os combustíveis, que tem um peso de 40% no orçamento.
Nesta fase, a Fuelsave tem em curso projetos-piloto em mais de 100 camiões de várias transportadoras nacionais de mercadorias.
Citado no comunicado, o administrador da EDP Inovação, Luís Manuel, lembra que o setor dos transportes continua a ter um peso demasiado elevado nas emissões de CO2, sendo o transporte de mercadorias uma grande parte deste problema, e realça a importância de desenvolver "soluções inteligentes de condução que promovam uma redução significativa do consumo de combustíveis fósseis".