Medalha de ouro para a Galp. A petrolífera foi considerada a empresa mais sustentável do setor na Europa e, ainda, a terceira melhor a nível mundial pelos Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) deste ano. Este ano foi ainda mais positivo para a empresa, que registou a melhor pontuação em oito anos de presença nos índices.
"Este reconhecimento reflete o compromisso da Empresa em criar valor partilhado para todos os seus stakeholders, implementando as melhores práticas nas dimensões ambiental, social e de governo corporativo", referiu o CEO da Galp, Carlos Gomes da Silva, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A petrolífera arrecadou o primeiro lugar na versão europeia do índice (DJSI Europe), liderando a categoria 'Oil & Gas Upstream & Integrated'. No caso da versão mundial do índice (DJSI World) a empresa ficou classificada em terceiro lugar, numa lista com 52 firmas.
Salienta também a Galp que atingiu os melhores resultados do setor a nível global na dimensão 'ambiente', destacando-se nos critérios dos 'riscos relacionados com a água e estratégia climática'. Também a dimensão económica mereceu uma "classificação de topo", a par da dimensão social, no qual a Galp lidera o setor no 'desenvolvimento do capital humano' e também na 'cidadania corporativa e filantropia'.
De recordar que os Dow Jones Sustainability Indices foram criados em 1999 para avaliar o desempenho financeiro das empresas líderes em sustentabilidade do ponto de vista global.