Kato revelou que estão a ser ultimados os preparativos para a sua visita a Washington, acrescentando numa conferência de imprensa que está a considerar a possibilidade de conversações sobre divisas com Bessent, para além da questão das tarifas impostas pela maior economia do mundo.
A revelação de Kato surge depois de o ministro para a Revitalização Económica, Ryosei Akazawa, o negociador-chefe designado pelo Japão para as conversações pautais com os Estados Unidos sobre as questões alfandegárias, se ter reunido com Bessent, com o secretário do Comércio, Howard Lutnick, e com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em Washington, na passada quarta-feira.
"Transmitimos-lhes que a medida tarifária é extremamente lamentável, uma vez que afeta a indústria japonesa, o investimento e o crescimento do emprego nos Estados Unidos", declarou Akazawa aos meios de comunicação japoneses em Washington, após a reunião.
Os japoneses sublinharam também que concordaram em prosseguir as conversações "com franqueza", em realizar uma segunda reunião no final deste mês e em levar a cabo uma reunião, não só a nível ministerial, mas também de altos funcionários de ambos os executivos.
Kato prevê visitar Washington para participar nas reuniões da primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que começam na segunda-feira.
Leia Também: Japão diz que negociações com EUA sobre taxas incluem taxas de câmbio