A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) já certificou 163 empresas desde o início do ano, no âmbito do programa Tech Visa, de acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira. Esta iniciativa tem como objetivo apoiar as empresas e atrair recursos humanos qualificados.
"A certificação Tech VISA permite simplificar os procedimentos de obtenção de visto e autorização de residência, e dessa forma facilitar o recrutamento de talento em áreas relevantes para a competitividade, por todas as empresas de todos os setores internacionalizáveis", aponta a agência.
No total, estas 163 empresas certificadas já emitiram 610 termos de responsabilidade para trabalhadores altamente qualificados, dos quais 92% com formação em ciências informáticas.
De acordo com o mesmo comunicado, estes trabalhadores vêm maioritariamente do Brasil (526), Índia (27) e Federação Russa (9).
Relativamente à distribuição geográfica, estas empresas desenvolvem atividade em todas as regiões do país, com maior concentração na Região de Lisboa, seguida das Regiões Norte e Centro.