O poder de compra aumentou na Europa com um gasto médio de 14.739 euros por pessoa, este ano, de acordo com o estudo Purchasing Power Europe 2019, da GfK. Este valor representa um aumento de 3,5% em comparação com o registado no ano anterior.
"O poder de compra dos europeus cresceu aproximadamente 3,5% em 2019, o que significa um aumento substancial em relação ao valor do ano passado. Este resultado corresponde a uma média per capita de 14.739 euros. Os rankings mostram diferenças significativas entre os países avaliados e que dão conta da quantidade disponível para alimentação, serviços, energia, pensões, seguros, férias, mobilidade e produtos de consumo", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os países com média mais elevada de poder de compra são Liechtenstein (67.550 euros por habitante) e Suíça (42.067 euros), que mantêm os mesmos lugares de 2018, e Luxemburgo (35.096 euros), que em 2018 era o quarto com mais poder de compra e este ano passa à frente da Islândia neste indicador.
Já os países com poder de compra mais baixo são Moldávia, Kosovo e Ucrânia. Não são conhecidos dados para Portugal.
O poder de compra mede o rendimento disponível de cada habitante de um país, em média, após a dedução de impostos e contribuições sociais e inclui os benefícios de Estado.