O número de queixas relacionadas com burlas no MB Way tem vindo a aumentar, o que motivou as autoridades a tomarem uma posição, alertando os clientes para o que pode acontecer por essa mesma via. Também a SIBS, gestora da aplicação em causa, disponibiliza um conjunto que perguntas e respostas sobre segurança. Se é utilizador do MB Way, deve ter estas questões em consideração.
Antes de mais, importa sublinhar que o MB Way é uma aplicação segura no geral, até porque foi desenvolvida pela SIBS, que é também gestora dos terminais multibanco.
No entanto, tal como em todas as plataformas relacionadas com a banca, como as apps dos bancos, por exemplo, é necessário que o cliente adote uma posição defensiva, para se proteger de eventuais.
Ao utilizar o MB Way, quais as recomendações de segurança que se devem ter em consideração?
- Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece;
- Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms;
- Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms;
- Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.
Recebi um email ou mensagem suspeita do MB Way. O que devo fazer?
"Deverá reportar a situação através do chatbot para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação", recomenda a SIBS.
O que fazer em caso de roubo de um telemóvel com a app do MB Way instalada?
"Como medida de precaução deve cancelar o MB Way no Multibanco (com qualquer cartão que tenha associado ao MB Way) ou junto do seu banco. Caso tenha a app MB Way instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado ou perdido, através do menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos".