O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar em medidas para proporcionar liquidez às empresas afetadas pelas consequências económicas do Covid-19, de acordo com o El País, que cita fontes familiarizadas com o processo.
Entre as medidas em cima da mesa poderá estar uma linha de financiamento de longo prazo dirigida às pequenas e médias empresas (PME), que podem ser as mais afetadas por esta situação.
Ainda assim, as mesmas fontes disseram ao El País que não está eminente uma decisão, uma vez que o trabalho de preparação levaria bastante tempo.
O BCE disse esta quarta-feira que vai adotar algumas "precauções operacionais" devido à epidemia de coronavírus, incluindo a restrição das viagens não essenciais do comité executivo e de outros membros do pessoal até 20 de abril.
O banco central informou também que vai adiar as conferências previstas para a sua sede central, com exceção para a conferência de imprensa depois da reunião de política monetária do conselho de governadores, na qual participam a presidente da instituição, Christine Lagarde, e o vice-presidente, Luis de Guindos.