"A Comissão de trabalhadores vê com bastante agrado que o grupo Volkswagen e a Autoeuropa tenham tido em consideração a saúde dos trabalhadores e dos seus familiares", disse à agência Lusa Fausto Dionísio.
Segundo o coordenador da Comissão de Trabalhadores, o pagamento do período de paragem, de 17 a 29 de março, será efetuado com `downdays´ (dias de não produção) coletivos, o que significa que esta paragem de dez dias não terá impacto no rendimento dos trabalhadores da fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, no distrito de Setúbal.
A Autoeuropa anunciou hoje a suspensão de todos os turnos de produção de automóveis na fábrica de Palmela até ao dia 29 de março.
A suspensão da produção na Autoeuropa foi formalmente anunciada pouco depois de o presidente do grupo Volkswagen, Herbert Diess, ter anunciado a interrupção da produção em diversas fábricas, designadamente em Espanha, na Eslováquia, em Itália e também em Portugal, devido à pandemia de Covid-19.
A Autoeuropa já tinha suspendido a produção na segunda-feira, porque muitos trabalhadores ficaram em casa com os filhos, devido ao encerramento das escolas, mas só hoje foi oficialmente confirmado que a interrupção da produção se irá prolongar até dia 29 de março.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.
Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.