Já 270 mil contribuintes entregaram o IRS até às 11h00 desta quarta-feira, naquele que é o primeiro dia da campanha, de acordo com os números adiantados pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. O Governo está em condições de proceder aos reembolsos, mas não se compromete com prazos.
"Estamos em condições de proceder aos reembolsos", disse Mendonça Mendes, em declarações à SIC Notícias, adiantando que "foi por isso que iniciamos hoje a campanha de entrega do IRS" - que se prolonga até ao final de junho.
Porém, Portugal vive atualmente um contexto de incerteza, motivo pelo qual "mais de 270 mil contribuintes já tinham entregue o IRS às 11h00" desta quarta-feira, um valor superior ao registado no ano passado, porque as pessoas querem receber os reembolsos mais rápidos.
Nos dois últimos anos, em média, o Governo procedia aos reembolsos em mais ou menos 15 dias, mas dado o contexto atual, o Executivo não se compromete com prazos. "Faremos com a rapidez que as circunstâncias atuais exigem", referiu Mendonça Mendes.
"Estamos a viver uma situação excecional. Estamos a mobilizar todos os recursos para defender em primeiro lugar a saúde e em segundo lugar a economia", disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.