No sexto dia da campanha do IRS, os dados mais recentes do Portal das Finanças revelam que mais de um milhão de contribuintes já entregou a declaração de IRS. No total são cerca de 1.088.423 declarações entregues, de um universo que normalmente fica acima dos cinco milhões.
A campanha para a entrega do IRS arrancou no dia 1 de abril e vai prolongar-se até ao final de junho. Este ano, dada a incerteza económica que o país vive, mais contribuintes optaram por entregar a declaração logo nos primeiros dias.
Ainda assim, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse na semana passada em declarações à SIC que os reembolsos serão processados com normalidade, apesar de não se comprometer com prazos:
"Estamos em condições de proceder aos reembolsos", disse Mendonça Mendes, adiantando que "foi por isso que iniciamos hoje [quarta-feira] a campanha de entrega do IRS" - que se prolonga até ao final de junho.
Nos dois últimos anos, em média, o Governo procedia aos reembolsos em mais ou menos 15 dias, mas dado o contexto atual, o Executivo não se compromete com prazos. "Faremos com a rapidez que as circunstâncias atuais exigem", referiu Mendonça Mendes.