A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, adiantou, esta segunda-feira, que o Governo está a fazer uma "monitorização permanente" dos dados do desemprego, por causa do novo coronavírus, ao mesmo tempo que sublinha a grande adesão ao lay-off simplificado.
"Temos um aumento de 3% face ao período homólogo e um aumento de 8,9% face a fevereiro, significa que tivemos cerca de 343 mil desempregados inscritos no IEFP", disse Ana Mendes Godinho, em declarações aos jornalistas, recordando os números atualizados esta segunda-feira.
Estes números apontam já para o efeito da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho e, por isso, Ana Mendes Godinho deixa a garantia que o Governo está "permanentemente a monitorizar e a acompanhar" o desenvolvimento destes dados. "Estamos a fazer uma monitorização permanente", rematou.
Ainda assim, sublinhou que ao "mesmo tempo o que temos sentido é um grande número de trabalhadores abrangidos pelo lay-off (...) temos procurado que as empresas mantenham os postos de trabalho neste período". Os números mais recentes dão conta que mais de um milhão de trabalhadores está em regime de lay-off.
Mais de 6.000 profissionais de lares testados
A ministra do Trabalho adiantou ainda que foram já realizados mais de 6.000 testes a profissionais de lares, num "processo preventivo" que visa isolar casos positivos e conter a propagação do novo coronavírus.
Esta operação, que está a decorrer em todo o país, é uma "colaboração inédita entre universidades e politécnicos", salientou Ana Mendes Godinho.