O aumento salarial previsto para os funcionários públicos começou na segunda-feira a ser pago à generalidade dos trabalhadores, mas os profissionais de saúde só vão receber este aumento em maio, de acordo com a notícia avançada pelo Público. Em causa estará uma falha no sistema informático do Ministério da Saúde que não permitiu "parametrizar os valores" a tempo.
O Notícias ao Minuto já tentou obter mais esclarecimentos sobre esta situação junto da tutela, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.
Em declarações à SIC Notícias, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, criticou a situação: "É para nós estranho que não se consiga processar os vencimentos destes enfermeiros e médicos a tempo e horas como é feito para os restantes funcionários", referiu.
Os funcionários públicos começam na segunda-feira a receber os salários de abril com os aumentos de 0,3% para a generalidade dos trabalhadores e de 10 euros para as remunerações inferiores a 700 euros, com retroativos a janeiro.
Os salários da Função Pública começam a ser pagos ao dia 20 de cada mês e os primeiros a receber são os trabalhadores da Presidência do Conselho de Ministros, dos ministérios das Finanças, da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, dos Negócios Estrangeiros e da Modernização do Estado e da Administração Pública, segundo o despacho que define as datas de pagamento.
O presidente do PSD, Rui Rio, considera, porém, que os aumentos de 0,3% para a função pública "não podiam acontecer" quando há trabalhadores em lay-off ou desempregados como consequência da Covid-19.