A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta quinta-feira, que acusou os grupos de distribuição alimentar Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan e a Bimbo Donuts, fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão, de concertação dos preços praticados ao consumidor.
"Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores", explica a AdC, em comunicado.
Ao que indica a AdC, estes comportamentos ter-se-ão desenvolvido entre os anos 2004 e 2017.
"A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de uma prática equivalente a um cartel, em que os distribuidores, não comunicando diretamente entre si, como acontece habitualmente num cartel, recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista", pode ler-se.
Nota ainda a Concorrência que esta prática prejudica os consumidores uma vez que limita a "opção de escolha pelo preço, já que as cadeias de supermercados em causa representam, segundo dados públicos, mais de metade do mercado da grande distribuição em Portugal", pode ler-se.