Numa breve despedida do Eurogrupo - que irá conhecer um novo líder esta quinta-feira -, o antigo ministro das Finanças Mário Centeno fez um balanço, na rede social Twitter, alegando que no seu mandato foi reforçado o euro e as suas instituições, mas deixou também uma mensagem de confiança no futuro da Europa.
"Amanhã é o meu último encontro enquanto presidente do Eurogrupo. No meu mandato, reforçamos o euro e as suas instituições. Enquanto nos maus momentos tornamos um Eurogrupo num gestor de crise mais eficaz, nos bons momentos assumimos um novo papel para o Eurogrupo, na condução das políticas económicas e orçamentais", escreveu o antigo ministro das Finanças.
Os ministros das Finanças da zona euro vão eleger, esta quinta-feira, o novo presidente do Eurogrupo, numa reunião por videoconferência que assinala não só a despedida europeia de Mário Centeno e a estreia do ministro João Leão.
No vídeo partilhado na rede social Twitter, Mário Centeno elencou alguns dos trabalhos dos últimos meses, em jeito de balanço e salientou: "Isto deixa-me confiante sobre o futuro da Europa", terminou o antigo ministro das Finanças.
Tomorrow is my last meeting as #Eurogroup President. In my mandate we reinforced the € and its institutions. While in bad times we made the Eurogroup a more effective crisis manager, in good times we carved a new role for the Eurogroup in steering economic and fiscal policies. pic.twitter.com/BcN3T6tyEn
— Mário Centeno (@mariofcenteno) July 8, 2020
Depois de Centeno ter anunciado, em junho, a sua saída do Governo e, consequentemente, abdicado de concorrer a um segundo mandato, três ministros avançaram com candidaturas à presidência do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro: a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna.
O novo presidente, que participará já na conferência de imprensa no final da videoconferência, assumirá funções na próxima segunda-feira, 13 de julho, dado o mandato de Centeno expirar no dia 12, e liderará o Eurogrupo nos próximos dois anos e meio, até final de 2022.