Autarquias 'dão' novos horários às lojas da região de Lisboa. Veja aqui
A decisão do Conselho de Ministros, há duas semanas, permite às autarquias fazer alterações de acordo com parecer das forças de segurança e da autoridade local de saúde, deixando de vigorar a obrigatoriedade de abrirem às 10h00 e encerrarem às 20h00.
© shutterstock
Economia AML
A Área Metropolitana de Lisboa (AML), que durante várias semanas teve um horário próprio para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por decisão do Governo, agora funciona a várias 'velocidades'. O Conselho de Ministros passou a bola para as autarquias, que entretanto foram divulgando os respetivos horários de funcionamento. Apenas três optaram por manter os horários.
Até agora, recorde-se, apenas os supermercados podiam permanecer abertos até às 22h00 - mas sem vender bebidas alcoólicas depois das 20h00 -, enquanto os restaurantes podiam admitir clientes até à meia-noite, tendo de encerrar à 01h00.
Porém, há duas semanas, o Conselho de Ministros permitiu às autarquias fazerem alterações de acordo com parecer das forças de segurança e da autoridade local de saúde.
Eis os horários de funcionamento estabelecidos pelas autarquias da região de Lisboa:
- Estabelecimentos comerciais da Amadora continuam a encerrar às 20h00 - "Após auscultar a autoridade local de Saúde e a PSP, informamos que para já o horário de encerramento dos estabelecimentos comerciais se mantém às 20:00, com exceção dos restaurantes já excecionados em Conselho de Ministros", indicou à agência Lusa fonte desta autarquia do distrito de Lisboa.
- Estabelecimentos comerciais de Sintra vão retomar horários pré-pandemia - "Houve uma unanimidade, junto das entidades, relativamente à proposta que a Câmara de Sintra tinha apresentado para que os estabelecimentos de comércio e prestação de serviços possam voltar a ter o horário que tinham antes da pandemia", adiantou à Lusa Basílio Horta (PS).
- Estabelecimentos comerciais de Loures continuam a encerrar às 20h00 - "Os horários no concelho de Loures serão mantidos até ao dia 31 de agosto por indicação da autoridade local de Saúde", indicou à agência Lusa fonte desta autarquia do distrito de Lisboa.
- Estabelecimentos comerciais de Setúbal passam a encerrar às 22h00 - "O município decidiu alargar os horários de cafés, pastelarias e geladarias, incluindo os demais estabelecimentos cujo funcionamento está a ser transitoriamente regido pelos normativos aplicáveis a este setor de atividade, que ficam autorizados a funcionar das 10:00 às 22:00", indicou a autarquia, em comunicado.
- Mafra alarga horários até à meia noite para todos os estabelecimentos - O concelho de Mafra "foi o primeiro da Área Metropolitana de Lisboa (AML) a implementar este alargamento, que inicialmente se considerou para ser até às 23:00, mas que as autoridades de saúde sugeriram que pudesse ser até às 24:00, para alargar fluxos e diminuir concentrações", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mafra, Hélder Silva (PSD).
- Estabelecimentos comerciais de Alcochete podem encerrar às 22h00 - "Autorizo que os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços existentes no concelho possam funcionar no período compreendido entre as 10h00 e as 22h00", lê-se no documento que a Câmara de Alcochete publicou na semana passada.
- Câmara do Montijo autoriza comércio a alargar horário até às 22h00 - "Numa nota publicada na sua página da internet, o município adiantou que o novo horário teve em conta "a evolução favorável da situação epidemiológica no concelho", que mostrou que "uma medida tão lesiva em direitos fundamentais, como a restrição horária, não se justifica em termos de proporcionalidade".
- Comércio de Palmela pode abrir às 09h00 e encerrar às 22h00 - "Os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços do concelho de Palmela (incluindo os que se encontram em conjuntos comerciais) já podem funcionar no horário das 09:00 às 22:00", anunciou o município.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com