Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 1,4%, face a agosto do ano passado, abrandando face à descida homóloga de 1,6% em julho, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Com exceção do agrupamento de bens de investimento, com um aumento de 0,5%, todos os grandes agrupamentos Industriais registaram taxas de variação homóloga negativas, tendo os agrupamentos de energia e bens intermédios registado reduções de, respetivamente, 18,7% e 3,1%, determinando a variação do índice.
A secção das indústrias transformadoras registou uma descida homóloga de 4,9% em agosto, abrandando face à queda homóloga de 5,2% em julho.
A variação mensal do índice de preços na produção industrial foi nula em agosto, segundo o INE, contra uma descida de 0,5% no mesmo período de 2019.
Comparando agosto com o mês anterior, o índice do agrupamento de energia diminuiu 0,5%, contra uma redução de 2% em agosto do ano anterior, enquanto a secção das Indústrias transformadoras registou uma taxa de variação mensal de -0,1% (contra -0,3% no período homólogo).