Preços na produção industrial caíram 5% em agosto empurrados pela energia

Os preços na produção industrial diminuíram 5% em agosto, face a igual mês de 2019, abrandando face à queda homóloga de 5,4% no mês anterior, empurrados pelo agrupamento de energia, revelou hoje o INE.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
17/09/2020 11:30 ‧ 17/09/2020 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

industrial

 

Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 1,4%, face a agosto do ano passado, abrandando face à descida homóloga de 1,6% em julho, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com exceção do agrupamento de bens de investimento, com um aumento de 0,5%, todos os grandes agrupamentos Industriais registaram taxas de variação homóloga negativas, tendo os agrupamentos de energia e bens intermédios registado reduções de, respetivamente, 18,7% e 3,1%, determinando a variação do índice.

A secção das indústrias transformadoras registou uma descida homóloga de 4,9% em agosto, abrandando face à queda homóloga de 5,2% em julho.

A variação mensal do índice de preços na produção industrial foi nula em agosto, segundo o INE, contra uma descida de 0,5% no mesmo período de 2019.

Comparando agosto com o mês anterior, o índice do agrupamento de energia diminuiu 0,5%, contra uma redução de 2% em agosto do ano anterior, enquanto a secção das Indústrias transformadoras registou uma taxa de variação mensal de -0,1% (contra -0,3% no período homólogo).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas