Um problema informático nos terminais de pagamento automático (TPA) da rede SIBS fez 'desaparecer' o dinheiro das contas de vários comerciantes. Em comunicado, a entidade que gere a rede Multibanco explica que os constrangimentos foram ultrapassados e que "não é do conhecimento da SIBS que existam situações por regularizar".
Em causa está a notícia do jornal i, que deu conta que entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, os comerciantes que utilizam os terminais de pagamento automático (TPA) da SIBS viram 'desaparecer', sem explicação, das suas contas bancárias todo o dinheiro faturado ao longo do dia, através do método de pagamento por cartões.
A SIBS admite que no dia 28 de outubro procedeu a "uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos, originou um constrangimento inesperado em alguns fechos contabilísticos de TPA (Terminal de Pagamento Automático) que tenham sido realizados nos dias 28 e 29", pode ler-se.
O jornal i adianta que esta situação terá afetado "várias empresas", que viram desaparecer das contas "milhares de euros". Em comunicado, a SIBS adianta porém que o problema teve "impacto num número limitado de comerciantes".
"Foram efetuadas todas as ações necessárias, em conjunto com as instituições bancárias,para ultrapassar oscontrangimentos e, à data de hoje, não é do conhecimento da SIBS que existam situações por regularizar", adianta a gestora da rede Multibanco.