Os preços das casas estabilizaram este ano, mesmo com a crise gerada pela pandemia, mas a perspetiva é que sejam penalizados no próximo ano, de acordo com uma análise da Moody's. Esta tendência deverá verificar-se sobretudo nos países mais dependentes do turismo.
"Apesar de permanecerem estáveis em 2020, os preços das casas na Europa vão cair por causa da Covid-19. (...) Os bancos europeus também vão enfrentar custos de crédito mais elevados devido ao aumento dos NPL [crédito malparado], embora as reservas de capital robustas mitiguem esse risco" refere Rodrigo Conde Puentes, vice-presidente assistente e analista da Moody's Investors Service.
Ainda assim, a agência de rating alerta que será mais difícil para os jovens e para os que ganham menos aceder a uma habitação, devido à redução dos rendimentos e ao acesso ao financiamento.
Na semana passada, também a Comissão Europeia considerou que os preços das casas em Portugal vão continuar a desacelerar no curto prazo, de acordo com um relatório. "Vários fatores apontam para uma desaceleração adicional no crescimento dos preços das casas a curto prazo", referiu Bruxelas.