Os efeitos do confinamento já se fazem sentir nos pagamentos. Dados da SIBS, divulgados esta quinta-feira, revelam que as compras físicas caíram 34% com a entrada no novo período de confinamento, tal como se verificou entre março e maio do ano passado.
"Numa perspetiva global, e comparativamente com o ano anterior, registou-se um decréscimo de 22% nas compras físicas na rede Multibanco em janeiro face ao mesmo mês de 2020. Na análise por quinzena, no pré e atual confinamento, verifica-se que a quebra é ainda mais acentuada nos últimos 15 dias, com as compras físicas a caírem 34%, em linha com o registado no primeiro confinamento de março a maio", refere a SIBS, em comunicado.
A utilização do MB Way continua a crescer, com um aumento de 234% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado.
Com as pessoas em casa, o comércio eletrónico também cresce: "O número de transações no e-commerce continua em crescendo face ao período homólogo, em contraciclo com a tendência geral de quebra de consumo. Em janeiro registou-se um incremento de 37% das compras online, em comparação com o mesmo período do ano passado, em resultado das recentes medidas", refere a SIBS.
Segundo os dados da SIBS, o valor médio das compras registado em janeiro foi de 37 euros em loja e de 34,9 euros no online, com uma variação de -4% em ambos os canais, face a novembro e dezembro de 2020.